Presidente André Vaz (à esquerda) esteve na missa pelos 70 anos da escola, na Igreja de São Jorge, com a presidente da Velha Guarda, Caboclinha, e o ex-diretor de Harmonia, Jô Calça LargaDivulgação

Rio - Sétimo colocado no desfile do Grupo Especial, o Salgueiro anunciou, neste domingo (5), mesmo dia em que completou 70 anos de fundação, o enredo para 2024. Com desenvolvimento do carnavalesco Edson Pereira, "Hutukara" vai exaltar a força dos povos originários, através da cultura Yanomami, e alertar para a importância da preservação da Floresta Amazônica.
"Escolhemos divulgar o título do nosso enredo como um presente para a comunidade salgueirense nesse aniversário de 70 anos. Estamos na fase da pesquisa e muito fascinados com tudo o que estamos lendo e vendo. Através da mitologia dos Yanomami, queremos fazer uma defesa enfática da Amazônia, mostrar como essa natureza exuberante é importante para todos nós. É um enredo muito sagrado", comenta Edson, que irá para seu segundo desfile com o Salgueiro.
Recém-contratado para desenvolver a pesquisa do tema, o jornalista Igor Ricardo mergulhou no universo Yanomami para levar aos compositores as melhores inspirações para a disputa de sambas. A sinopse do enredo será divulgada no mês de maio.
"É uma responsabilidade e um grande desafio escrever sobre um tema tão necessário, não só para o carnaval, mas para o Brasil e o mundo. Estamos, Edson e eu, totalmente mergulhados neste universo tão rico e vasto para entregar aos compositores salgueirenses uma sinopse que renda um samba digno de entrar para a galeria dos mais bonitos da nossa galeria", analisa o jornalista.
Aniversário com missa e roda de samba
Berço de bambas como Djalma Sabiá, Bala, Zuzuca, Laíla e outros grandes nomes do Carnaval, o Salgueiro celebrou seu aniversário com uma missa em ação de graças na Igreja de São Jorge, no Centro do Rio, na manhã deste domingo.
O presidente André Vaz, a rainha de bateria, Viviane Araújo, e representantes de todos os segmentos da agremiação participaram da cerimônia.
Duranta a tarde, a comemoração continou com uma grande roda de samba num bar, no Morro do Salgueiro, na Tijuca, onde a escola nasceu.