Unidos da Tijuca apresentou neste sábado (13) seu enredo para 2024: "O Conto de Fados"Reprodução

Rio - A Unidos da Tijuca, nona colocada no Carnaval deste ano, anunciou na noite deste sábado (13) seu enredo para o desfile de 2024. Exaltando as lendas de Portugal, a escola, que possui quatro títulos no Grupo Especial, promete mergulhar na cultura do país europeu à Sapucaí, através de uma visão lúdica.
Intitulado "O Conto de Fados", o enredo trará uma narrativa descrevendo as histórias passadas de geração em geração como lendas e histórias populares, em Portugal. O tema será desenvolvido pelo experiente carnavalesco Alexandre Louzada, ex-Beija-Flor.
"O 'Conto de Fados', título do enredo, é literalmente uma viagem a uma Portugal mítica e mística. Um enredo que contará, em clima de encantamento, fatos e lendas populares do país. Em um jogo de palavras, o 'Conto de Fadas' se torna o 'Conto de Fados'. O lúdico passa a interagir com as histórias narradas, inventadas e, sobretudo, repaginadas. Tem histórias dos antigos reinos, da Terra das Serpentes, das Minas do Rei Salomão e dos Druidas. Entre conquistas e reconquistas, o enredo cria um mosaico de riquezas, de tradições e romarias. Quis o destino que as caravelas de lá viessem para cá e fossem nos encontrar e, a gosto ou contra gosto, nos legassem uma língua, uma crença e muitas histórias", explicou a escola em texto divulgado nas redes socias.
A agremiação também fez questão de ressaltar que o enredo não é sobre o Fado, estilo musical típico português. A partir da etimologia do termo (fado, destino, fabulação), a escola amplia seu significado para contar as lendas relativas à história milenar de Portugal. O estilo musical eternizado por Amália Rodrigues e outros grandes nomes, no entanto, se fará presente no desfile no setor da alma portuguesa.

O enredo promete, ainda, reescrever a colonização e a escravidão com respeito a todas as pessoas e com fé na humanidade
A festa de lançamento, que contou com a presença da rainha de bateria Lexa, foi realizada na quadra de ensaios da escola, em Santo Cristo, na Zona Portuária do Rio. 
Na ocasião, a escola também apresentou o novo intérprete, Ito Melodia, que estava no Império Serrano, a porta-bandeira Lucinha Nobre, ex-Portela.
Sorteio da ordem se aproxima
Das 12 agremiações do Grupo Especial, apenas a Mocidade Independente de Padre Miguel ainda não anunciou o tema para 2024, por conta de uma briga judicial entre as duas chapas que disputam a eleição para presidente da escola.

O sorteio da ordem dos desfiles do próximo Carnaval será realizado pela Liesa no dia 20 de junho, às 20h, na Cidade do Samba.