Gabriel Haddad e Leonardo Bora, campeões com a Grande Rio em 2022, vão coordenar comissão da CubangoDivulgação

Rio - A escola de samba Acadêmicos do Cubango terá uma comissão de Carnaval para a realização do desfile de 2024, na Série Prata. Oito artistas e pesquisadores irão se dividir na função de carnavalescos, coletivo que conta com a coordenação de Gabriel Haddad e Leonardo Bora, ambos da Grande Rio.
Fazem parte, ainda, do grupo a pesquisadora Thayssa Menezes, o cenógrafo e figurinista Rafael Gonçalves, a figurinista Joana D’Arc Prosperi, o historiador da arte Theo Neves e as cenógrafas Jovanna Souza e Sophia Chueke. O anúncio foi feito pela diretoria nesta sexta-feira (2).
A empreitada representa o retorno da dupla Gabriel e Leonardo para a agremiação de Niterói, que lutará para voltar à Marquês de Sapucaí. Foi deles a ideia de construção de um coletivo.
"Nossa trajetória como carnavalescos começou em uma comissão de sete pessoas, na Mocidade Unida do Santa Marta, no último grupo da Intendente, em 2013. Na época, o coletivo era liderado por Eduardo Gonçalves e foi uma grande oficina. Fazíamos um pouco de tudo e aprendemos, com isso, a lidar com diferentes frentes de pesquisa, criação, construção de alegorias e fantasias. Dez anos depois, nos vemos na posição de coordenadores de uma nova comissão, que reúne artistas incríveis e discursos potentes. Acreditamos na horizontalidade e na troca. Tudo precisa ser decidido coletivamente, sem hierarquias ou imposições", explica explica Haddad.
Bora e Haddad estrearam na Cubango em 2018, quando apresentaram, Sapucaí, um desfile em homenagem a Arthur Bispo do Rosário. No ano seguinte, a dupla desenvolveu o enredo "Igbá Cubango - a alma das coisas e a arte dos milagres". Já no Grupo Especial, em 2022, a dupla foi campeã na Grande Rio com "Fala Majeté! Sete chaves de Exu".