Aulas de samba no Tuiuti foram antecipadas por causa da grande procuraDivulgação
Paraíso do Tuiuti antecipa aulas de samba oferecidas em projeto social
Chamada de 'Aos Passos do Paraíso', ação gratuita começou um mês antes para atender alta demanda de alunos pela atividade. Aulas acontecem toda quarta-feira
Rio - A escola Paraíso do Tuiuti anunciou, nesta quinta-feira, o início das aulas de projeto social "Aos Passos do Paraíso" que oferece aulas gratuitas de samba e afro-samba. Idealizada e coordenado pelos passistas Alex Coutinho e Jorge Amarelloh, a iniciativa estava prevista para voltar apenas após o mês de junho, mas precisou ser antecipada devido a alta procura dos alunos pelas atividades de dança. A ação é destinadaa a todas as idades.
"É uma atividade física e o objetivo é movimentar o corpo. Então, a dona de casa é bem-vinda, não apenas para aprender a sambar, mas para se exercitar e distrair a cabeça. Já para crianças, estabelecemos uma idade mínima, que é a partir de 8 anos. Isso porque, é preciso, por exemplo, que ela tenha discernimento sobre lateralidade (esquerda e direita). Mas, como disse, todos são bem-vindos ao 'Aos Passos do Paraíso'", explica Coutinho.
Segundo o passista, as aulas ministradas na quadra da escola, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, dão aos alunos noção de diferentes técnicas da dança no pé e também pode, inclusive, proporcionar o nascimento de um futuro passista.
"É muito gratificante ver que meninas, que começam com a gente e, desde pequenas, vão se desenvolvendo, acabam sendo notadas pela Escola, se tornam musas do Carnaval. Mas, quero ressaltar, mais uma vez, que esse Projeto não é apenas para quem quer ser passista, mas quem quer movimentar o corpo. Temos, inclusive, muitos turistas (brasileiros e de outros países) que vêm conhecer a quadra e desejam aprender como se samba. É muita procura, mesmo, e, por conta disso, estamos retornando antes do período que estávamos acostumados (após os festejos juninos)", explica.
Para participar das aulas, o interessado precisa apenas se dirigir até a quadra da escola, que fica no Campo de São Cristóvão, 33, em São Cristóvão, com documento de RG, CPF (caso tenha), comprovante de residência e foto 3x4. O projeto acontece todas as quartas-feiras, das 20h às 21h30. As aulas são grátis, mas para a matrícula é cobrada uma taxa de R$ 80.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.