Cordão da Bola Preta deve arrastar 70 mil pessoas para megabloco no CentroAlex Ferro/Riotur
Fim de semana de folia! Confira principais blocos que abrem Carnaval oficial do Rio
Com megablocos e tradicionais, ruas da cidade terão atrações para todos os públicos ao longo da sexta, sábado e domingo
Rio - O Carnaval começa oficialmente neste fim de semana com uma série de festejos espalhados pela cidade. A partir da tarde desta sexta-feira (28), no sábado (1º) e domingo (2), os cariocas e turistas vão poder escolher entre os mais diversos blocos oficiais em vários bairros para se esbaldar. Ao longo dos próximos dias, 254 desfiles embalam os foliões no Rio.
O tradicional Bloco das Carmelitas abre o Carnaval nesta sexta-feira (28), com concentração às 13h, na Rua Almirante Alexandrino, em Santa Teresa, na Região Central. Fundado em 1990, a expectativa é de que o cortejo reúna cerca de 10 mil pessoas subindo a ladeira do Convento das Carmelitas.
Também no Centro, o Embaixadores da Folia espera reunir aproximadamente 5 mil pessoas, a partir das 18h, na Avenida Nilo Peçanha. O percurso do bloco, criado nos anos 2000, ainda passa pela Avenida Graça Aranha, Rua Santa Luzia e Rua México.
Na Zona Sul, a folia fica por conta do Rola Preguiçosa Tarda Mas Não Falha, em Ipanema. A concentração acontece às 18h, na Rua Maria Quitéria. O bloco espera atrair 10 mil pessoas. No Catete, o famoso Senta Que Eu Empurro deve reunir cerca de mil pessoas, a partir das 18h, no Largo do Machado, para mais uma ano dando visibilidade para pessoas com deficiência de maneira divertida.
Sábado de Megabloco e tradicionais
O sábado de Carnaval já começa com o megabloco do Cordão da Bola Preta, às 7h. O mais antigo bloco do Rio terá concentração no Terminal Menezes Côrtes e seguirá seu cortejo pela Avenida Presidente Antônio Carlos, até às 13h. Atraindo uma multidão todos anos, em 2025 não seria diferente e a expectativa é de público de 70 mil pessoas.
Também às 7h, Santa Teresa recebe o popular Céu na Terra, com o clima dos antigos Carnavais que deve reunir 5 mil pessoas, partindo da Rua Almirante Alexandrino, embaladas pela Orquestra Popular Céu na Terra e as tradicionais marchinhas. Ainda no Centro, o Carioca da Gema - de ritmistas formados pela oficina do Monobloco - deve atrair 5 mil pessoas, a partir das 15h, na Rua dos Arcos, na Lapa.
Na Zona Sul, o bloco Amigos da Onça espera agitar o Carnaval de 12 mil pessoas, a partir das 7h, no Posto 3 da Praia do Flamengo. Às 15h, é a vez da tradicional Banda de Ipanema arrastar cerca de 50 mil pessoas com seus ritmistas, músicos e instrumentos, saindo da Rua Gomes Carneiro.
Domingo para todos os gostos
No domingo, a folia será para todos os gostos e em vários cantos da cidade. No Centro, o Cordão do Boitatá espera animar 50 mil pessoas no Largo do Paço, com bateria e orquestra de sopro, começando às 11h. Às 12h, a Marcha Nerd vai levar 6 mil cosplayers, nerds, geeks, fãs de quadrinhos e maratonistas de filmes para curtir a folia no Largo São Francisco de Paula com as melhores fantasias da cultura pop.
Um pouco mais tarde, às 13h, o Toca Rauuul vai empolgar cerca de 10 mil pessoas, na Praça Tiradentes, com releituras das músicas der Raul Seixas em diversos ritmos carnavalescos, como frevo, samba, marchinha, afoxé e maracatu. Já na Zona Norte, o Charanga Talismã espera atrair 3 mil pessoas para o cortejo que começa na Avenida Meriti, na Vila Kosmos, às 7h.
Na Ilha do Governador, o G.R.B.C. Vermelho & Branco da Z-10, formado pela colônia de pescadores do bairro do Zumbi, parte da Praça São Pedro, na Rua Alexandre Rosa, em direção ao bairro da Ribeira. A expectativa é de público de 10 mil foliões, a partir das 9h. Na orla da Barra da Tijuca, o Buda da Barra espera um público de 4 mil pessoas para o tradicional cordão familiar. O cortejo acontece pela Avenida Lúcio Costa, partindo do número 3.636, a partir das 9h.
Na Zona Sul, cerca de 12 mil pessoas devem curtir o Bloco Areia na Avenida Delfim Moreira, Leblon, a partir das 7h. Já o público LGBTQIAPN+ vai invadir a Praia do Flamengo para o bloco Divinas Tretas. O desfile acontece às 8h, no campo de terra batida e a expectativa é de que mil pessoas participem. O Empolga às 9 quer atrair 3 mil foliões para a Praça Almirante Júlio de Noronha, com sua bateria própria e repertório eclético, começando às 13h.
O Simpatia É Quase Amor também pretende reunir 3 mil pessoas com idades entre 8 e 80 anos para mais um ano de desfile nas orlas de Ipanema e Leblon. O cortejo irreverente começa às 14h, na Praça General Osório. Em Copacabana, a Banda do Lido revive o antigo Carnaval de rua, saindo da Avenida Atlântica, 2.150, às 13h. Já a versão infantil do bloco, Banda do Lidinho, se apresenta na Praça do Lido, às 16h.
A programação completa com os 254 blocos e megablocos oficiais que desfilam pelas ruas do Rio entre 28 de feveiro e 9 de março pode ser conferida em www.carnavalderua.rio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.