Milton Nascimento foi o homenageado pela Portela no desfile deste anoReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - Inspirada em um dos maiores ícones da Musica Popular Brasileira (MPB), a Portela fechou o ultimo dia de desfiles do Carnaval em grande estilo na madrugada desta quarta-feira (5). O cantor e compositor Milton Nascimento foi o grande homenageado da festa no enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no Sol”, que exaltou a vida e a obra do artista. Apesar da emoção, a escola teve problemas com alegorias e fantasias.

Ainda no esquenta, a grandiosidade da apresentação ficou evidente. Em uníssono, o Sambódromo cantou “Maria, Maria”, uma das principais obras do homenageado (veja o vídeo abaixo). Apesar da empolgação ter caído ao longo do desfile, a arquibancada cantou forte durante toda a noite, acompanhando o chão da escola.

Veja o vídeo:

O abre-alas da escola, dividido em três partes, ficou com dificuldades no momento de acoplar, ainda em frente ao Setor 1. Isso causou um buraco no inicio do desfile, na frente dos jurados, e danos na alegoria. Além disso, a fantasia de um dos destaques do chão teve o costeiro retirado pouco antes da cabine.

O primeiro tripé, “Brilho Cego de Paixão e Fé”, levou a baluarte Tia Surica, que recebeu o carinho do público. O elemento também tinha a tradicional águia, que contou com detalhes em azul e dourado.

Aos 82 anos, Milton Nascimento desfilou no carro “O Altar do Sol”, último a entrar na Sapucaí. Na alegoria, Bituca é apresentado como grande o Sol da Portela. Sua entrada foi marcada por aplausos do público, que foram retribuídos com acenos. Apesar da homenagem, a alegoria ficou danificada após agarrar em uma grade ainda na concentração.
Veja o vídeo:
Por fim, um show de drones formou um sol no céu e surpreendeu os espectadores.