Neguinho vibra com a última nota 10 da Beija-Flor nesta quarta (5)Renan Areias

Rio – A terceira nota 10 seguida no quesito Comissão de Frente, o último a ser lido na apuração desta quarta-feira (5), na Cidade do Samba, região central do Rio, garantiu o 15º título da Beija-Flor, mas Neguinho preferiu esperar mais uma nota máxima para explodir em felicidade com mais uma conquista. A emoção, claro, tomou conta, mas desta vez de maneira mais do que especial por se tratar do seu último Carnaval como a voz oficial da agremiação de Nilópolis depois de 50 anos.
Inclusive, nem mesmo o título com enredo em homenagem a Laíla (1943-2021), ex-diretor de Carnaval da escola, o fez voltar atrás na decisão de se retirar definitivamente, na função de intérprete, dos desfiles na Marquês de Sapucaí: “Estou aposentado. Com chave de ouro, graças a Deus”, comemorou ele, aos 75 anos de idade, com a voz ainda embargada.
Enquanto tentava retomar o fôlego, o intérprete, ao lado da esposa Elaine - que também falou sobre a aposentadoria -  e da filha caçula, Luiza Flor Morena, durante a apuração, dedicou o título à comunidade. 'Vamos festejar, vocês merecem. A comunidade é a estrela de qualquer escola de samba. Pode comemorar Nilópolis. Alô, Mirandela. Vamos que vamos', bradou Neguinho, referindo-se à famosa localidade do município da Baixada Fluminense, onde fica a quadra da escola.
Questionado se esperava pelo título (no dia do desfile, ele afirmou que voltaria no Sábado das Campeãs), Neguinho foi direto. “Eu não imaginava, estava muito difícil. Mas o Laíla mereceu", disse. "São 50 anos de história no Carnaval e com a minha querida Beija-Flor. Luiz Antônio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes", completou.
A propósito, o sambista – dono do inconfundível 'Olha a Beija-Flor aí, gente. Chora cavaco' – esteve presente em todas as conquistas da Beija-Flor, o que o fez demonstrar orgulho: "Entrei campeão e estou me aposentando campeão".
Almir Reis, presidente da Beija-Flor, enalteceu o homenageado do ano e o intérprete que de despede: "Laíla merecia, Neguinho merecia isso. Agora vamos comemorar. Esse título é para ele e para a nossa comunidade. Foi um sonho, pode acreditar. Nada que ele [Neguinho] não merecesse".
Nas redes sociais, a Beija-Flor fez uma homenagem a Neguinho logo pós a conquista do título: "50 anos sendo a voz oficial da Beija-Flor e uma eternidade pela frente. Muito obrigado, Neguinho da Beija-Flor".