Edgley Cunha e Agnaldo Correa são os carnavalescos da LinsDiego Mendes / Divulgação

A Lins Imperial, que desfila na Série Prata, terá como enredo “Macacu — No caminho das águas cristalinas, reflete a alma da criação”. A narrativa, debruçada a partir da íntima relação de Macacu, município localizado na Região Metropolitana, com as águas, percorre os trajetos que refletem a alma da criação da cidade, por meio das heranças de escravizados e indígenas.
"A Lins Imperial tem duas de suas comunidades do Complexo do Lins com forte relação com as águas, carregando inclusive um desenho natural geográfico desse elemento em seus nomes: Cachoeirinha e Cachoeira Grande. Por muitos anos, as águas do Lins serviram como um lugar em que os seus moradores desenvolveram diversas práticas sociais, como as das lavadeiras e as de lazer. Quando escolhemos Cachoeiras de Macacu, observamos também essas similaridades. E agora nossas águas encontram as cristalinas de Macacu", destaca o presidente Flávio Mello.
Pelo segundo ano consecutivo como enredista da escola, ao lado de Mateus Pranto, Arnaldo César Roque, mais conhecido como Kitalesi, descreve o processo de criação: “Fizemos um verdadeiro mergulho nas águas de Macacu. Fomos à cidade e executamos um trabalho de campo, escutando pesquisadores e moradores macacuanos, bem como visitando lugares singulares e colhendo documentos que pudessem enriquecer nossa pesquisa. E, a partir disso, compreendemos como a água é um elemento sagrado para a cidade como um todo, estando presente em narrativas fundadoras e em práticas locais promovidas pelos cachoeirenses.”
Na condução do Carnaval 2026 a Lins terá a dupla de carnavalescos Agnaldo Correa e Edgley Cunha. A escola será a 12ª a desfilar, no domingo de carnaval.