Dominguinhos do Estácio foi homenageado em gravação na disputa da ViradouroDivulgação

Rio - O intérprete Dominguinhos do Estácio, morto em 2021, teve sua voz recriada com inteligência artificial na gravação de um sambas concorrentes da disputa da Viradouro para 2026.

A obra, criada por Claudio Mattos, Renan Gêmeo, Rodrigo Gêmeo, Lucas Neves, Rodrigo Rolla, Ronaldo Maiatto, Bertolo, Silvio Mesquita, Marcelo Adnet e Thiago Meiners, teve autorização legal da família do intérprete para fazer o uso inédito da IA. O enredo é uma homenagem a Mestre Ciça, comandante dos ritmistas da agremiação de Niterói.

Em entrevista ao DIA, o compositor Claudio Mattos conta que a ideia de usar a tecnologia já era antiga, mas precisava ser em uma "oportunidade certeira".

"No dia em que anunciaram o enredo, nós ficamos muito emocionados. Pensamos no mesmo momento em fazer um samba que fosse nostálgico para o torcedor da Viradouro e que também emocionasse os torcedores da Estácio, escola de origem do Ciça. Nós já tínhamos conversado algumas vezes sobre a opção de utilizar IA para recriar alguma voz, mas teria que ser uma oportunidade muita certeira, pois estamos entrando num campo novo, onde a gente teria que tomar muito cuidado com o limite do que seria ético, porém no mesmo instante falamos: 'a homenagem ao Ciça deveria ser ouvida na voz daquele que é a voz mais marcante da história das duas escolas mais importantes da vida do mestre'", explica.

Na gravação, Dominguinhos e Pitty de Menezes "dividem" os vocais. Pitty, aliás, que é puxador oficial da Imperatriz, foi o responsável pelo contato com a família de Dominguinhos, que recebeu a proposta com alegria.

"Por serem viradourenses, na parceria, alguns [compositores] têm histórias com o próprio Dominguinhos. Pedimos para o Pitty entrar em contato com a Lívian, filha do Dominguinhos, que na mesma hora já falou com a mãe dela e ficaram super animadas com a ideia da homenagem. E aí fomos vendo o que seria viável para conseguirmos a melhor qualidade", diz Mattos.

Para a parceria, a "bênção" da família do intérprete foi um diferencial único. "Nós ficamos muito felizes, chamando [a família] inclusive para participar da nossa gravação no estúdio. Tentamos fazer uma homenagem para o Ciça que trouxesse a emoção de lembrar toda a história dele como mestre, e nada mais junto incluirmos uma homenagem a Dominguinhos, que foi a voz que mais embalou carnavais do Ciça", completa o compositor.
Ouça o samba:


A gravação foi feita como de costume: primeiro, foram gravadas a bateria, percussão, harmonia, coral e voz do Pitty em um estúdio. Depois, técnicos captaram o áudio que seria usado para "montar" a faixa.

"Alimentamos a IA com a voz de Dominguinhos de diversas gravações dele antigas, criando um timbre muito próximo ao dele. Então, com a ajuda do Marcelo Adnet, que também é um dos autores do samba, fomos para o estúdio que o Pitty tentou imitar as características do Dominguinhos no jeito de cantar", lembrau Mattos.

Após todo o trabalho, a IA "trocou" o timbre do Pitty pelo do Dominguinhos na gravação já feita. Assim nasceu o samba concorrente. "Ficamos muito felizes com o resultado", resume o compositor.
A primeira etapa eliminatória dos sambas concorrentes para o Carnaval 2026 da Vermelha e Branca de Niterói ocorrerá neste sábado (9), a partir das 19h, na quadra da agremiação. A entrada é gratuita.

Bamba

Domingos da Costa Ferreira, o Dominguinhos do Estácio, morreu no dia 30 de maio de 2021, aos 79 anos. Na ocasião, ele estava internado no Hospital Azevedo Lima, em Niterói, após sofrer uma hemorragia cerebral.

Dominguinhos iniciou sua carreira na década de 1960, ainda na Unidos de São Carlos, que passou a se chamar Estácio de Sá, em 1983. O sobrenome artístico se refere ao local em que Dominguinhos vivia e iniciou sua carreira, até receber a primeira oportunidade como intérprete oficial nos anos 1970. 
Em seguida, o artista fez história na Imperatriz. Na Viradouro, Dominguinhos foi intérprete oficial por onze carnavais e ganhou o campeonato de 1997, com o enredo "Trevas! Luz! Explosão do universo".