Unidos de Vila Isabel reúne cinco mil pessoas na Pedra do Sal para apresentação dos sambas finalistas Divulgação/Diego Mendes

Rio - A Unidos de Vila Isabel levou seus três sambas finalistas para uma apresentação na Pedra do Sal, coração da Pequena África, na Zona Portuária do Rio, neste último sábado (6). Cerca de cinco mil pessoas acompanharam a apresentação das obras concorrentes, em uma noite que reforçou a ligação da azul e branca com as origens do samba.
As três parcerias finalistas são lideradas por PC Feital, Moacyr Luz e André Diniz. O evento contou também com a tradicional roda de samba da Vila, transformando a Pedra do Sal em um grande terreiro de celebração popular.

"Ver a Pedra do Sal tão cheia, com essa energia contagiante que pulsa em cada um de nós, é o reflexo do amor que temos pelo Carnaval e pela ancestralidade que habita este chão. A Vila Isabel é raiz e futuro, e a Pedra do Sal é o berço dessa história", afirmou Luiz Guimarães, presidente da escola.

A grande final da disputa de samba-enredo será realizada na sexta-feira (12), a partir das 22h, na quadra da escola (Avenida Boulevard 28 de Setembro, 382). Na ocasião, os três sambas retornam ao palco para a escolha do hino oficial que embalará a azul e branca no Carnaval 2026.

No próximo ano, a Vila Isabel levará para a Marquês de Sapucaí o enredo "Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África", desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, com pesquisa de Vinicius Natal. O tema presta homenagem à arte, à ancestralidade e ao samba, celebrando a memória de Heitor dos Prazeres, um dos grandes ícones da cultura popular brasileira.
Audições para comissão de frente
Nesta segunda-feira (8), a Vila Isabel vai realizar as audições para compor a comissão de frente para o Carnaval 2026. O processo seletivo acontecerá na Focus - Espaço de Criação, no Centro do Rio, e será conduzido pelos coreógrafos Alex Neoral e Marcio Jahú.
As audições são voltadas exclusivamente para homens e mulheres negros (as) com mais de 18 anos. As inscrições devem ser realizadas antecipadamente por meio do perfil oficial da comissão no Instagram - @comissaodefrente_neoral.jahu.