Zé Paulo Sierra é o novo intérprete da PortelaDivulgação/Portela

Zé Paulo Sierra é o novo intérprete oficial da Portela no Carnaval de 2026. O cantor assume a função que era de Gilsinho, um dos principais nomes da história recente da agremiação, que morreu aos 55 anos, no dia 30 de setembro, após complicações decorrentes de uma cirurgia.
No próximo desfile, além de representar a Portela no Grupo Especial, Zé Paulo também continuará como voz principal da União de Maricá, na Série Ouro.
"A Portela é a minha escola do coração, e por onde eu fui, sempre declarei o meu amor. Sou cria da Zona Norte e desde menino, na Abolição, já vivia o azul e branco nos blocos do Tramela. Infelizmente o destino quis que fosse messe momento, mas chego em Oswaldo Cruz e Madureira para somar e fazer uma linda homenagem ao meu irmão de profissão, Gilsinho, com quem sempre compartilhei o amor pelo samba e pela profissão”, afirmou Zé Paulo.
O presidente da Portela, Junior Escafura, destacou o respeito ao legado do antigo intérprete e a confiança no novo nome.

“O Gilsinho é insubstituível e eterno. Temos que ter em mente que agora principal voz da Portela é o nosso povo, nossa comunidade, o Zé Paulo será das pessoas que irá nos ajudar nessa missão. Zé é intérprete, profissional, portelense, que certamente fará um belo trabalho, assim como nosso querido Gilsinho fez por 20 anos. A saudade é eterna, mas seguimos em frente, e este Carnaval será dedicado a ele", disse.
Carreira consolidada no Carnaval
Sierra iniciou sua carreira em uma grande escola de samba em 1993, na Caprichosos de Pilares, onde começou a se destacar como cantor e compositor. Sua primeira grande oportunidade como intérprete oficial veio em 1997, na Unidos da Ponte. Ao longo dos anos, passou por escolas como Arranco, Mangueira,  Viradouro, onde permaneceu de 2014 a 2023, onde conquistou dois títulos no Grupo de Acesso (2014 e 2018), além do campeonato do Grupo Especial em 2020.

Em 2024, Zé Paulo Sierra assumiu o microfone principal da Mocidade Independente de Padre Miguel, permanecendo na escola até o Carnaval de 2025.