John Sorriso (Muso), Viviane (Musa) e Wend (Pessoa Não-Binária) foram os vencedores das categorias LGBT+ Divulgação / Riotur

Rio - Cinco candidatos a Rei Momo e 10 postulantes ao posto de Rainha vão disputar, nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, a final do concurso que vai eleger a Corte do Carnaval 2026. Além das duas majestades da folia, serão eleitos um vice-rei, a 1ª princesa e a 2ª princesa. Com entrada franca, a festa, na Cidade do Samba, contará ainda com homenagens a Arlindo Cruz, Bira Presidente e Gilsinho da Portela, e shows de Arlindinho, grupo Quintal da Magia e bateria da Beija-Flor de Nilópolis. Ao todo, foram 61 inscritos.
Nesta quinta-feira (23), numa prévia da grande final, houve a escolha dos membros da Corte LGBT+. Os vencedores foram John Sorriso (Muso), Viviane Carvalho (Musa) e Wend (Pessoa Não-Binária).
Com direção artística de Milton Cunha e apresentação de Wilson Neto e Bianca Monteiro, a noite celebrou a ancestralidade e homenageou a cantora Preta Gil (1974-2025).
“Essa é uma das noites mais emocionantes do concurso, porque ela representa a liberdade, o respeito e o orgulho de ser quem se é. O Carnaval é a expressão máxima da nossa identidade, e a Corte LGBT+ mostra ao mundo que o Rio é, acima de tudo, um lugar de amor e de acolhimento”, destacou Bernardo Fellows, presidente da Riotur, órgão da prefeitura responsável pelo concurso.
Os vencedores da final LGBT+ se juntarão à realeza do Carnaval representando oficialmente o Rio em eventos, desfiles e celebrações.
A Cidade do Samba fica na Rua Rivadávia Corrêa, 60, na Gamboa. A melhor forma de chegar é pelo VLT Linha 1 (Santos Dumont x Terminal Gentileza), saltando na estação Cidade do Samba/Tia Ciata.