Xande de Pilares lamenta incêndio em barracão da Unidos do JacarezinhoReprodução / Instagram

Rio - Xande de Pilares, de 55 anos, se pronunciou nas redes sociais sobre o incêndio que atingiu, na tarde desta quarta-feira (22), os barracões de pelo menos três escolas de samba da Série Ouro, Unidos do Jacarezinho, Acadêmicos de Vigário Geral e Inocentes de Belford Roxo, na Zona Portuária do Rio. O imóvel, localizado na Via Binário do Porto, abrigava fantasias e alegorias que seriam utilizadas no Carnaval de 2026.
Em vídeo publicado nos stories do Instagram, o artista lamentou o ocorrido, especialmente por conta da homenagem que receberá da Unidos do Jacarezinho no próximo desfile.
"Todo mundo já sabe o que aconteceu: um incêndio atingiu os barracões de três escolas, o Jacarezinho, Vigário Geral e Belford Roxo. Quero falar especialmente do Jacarezinho, porque este ano eles estão me homenageando no Carnaval. Seria mentira dizer que não estou triste. Mas é diante da dificuldade que o ser humano mostra sua força. É nesse momento que a gente se reinventa e improvisa. Muita gente quer ver a gente caindo, cabisbaixo e desistindo, mas esse não é o momento de desistir, e sim de dar a mão para que alguma coisa aconteça ao nosso favor", declarou o artista.
A Unidos do Jacarezinho, que retorna à Marquês de Sapucaí após 12 anos desfilando na Intendente Magalhães, prepara para 2026 o enredo “O ar que se respira agora inspira novos tempos”, uma homenagem à trajetória de Xande de Pilares. O tema celebra a ligação do artista com a comunidade e sua contribuição para a música popular brasileira.