Mariana Rios fala sobre surdez parcial em podcastReprodução / YouTube
Mariana Rios relata desafios de conviver com deficiência auditiva: 'Escuto tudo errado'
Cantora e atriz perdeu parte da audição em decorrência de uma doença autoimune
Rio - Mariana Rios, de 37 anos, desabafou, nesta segunda-feira, sobre os desafios enfrentados ao conviver com a deficiência auditiva. Durante uma entrevista ao "Venus Podcast", a cantora e atriz contou que perdeu cerca de 30% da audição do ouvido esquerdo em decorrência da Síndrome de Ménière, doença autoimune derivada de processos inflamatórios e provocada pela alteração do líquido existente na orelha interna.
"Perdi 30% da audição do ouvido esquerdo por conta disso. Então, há alguns anos eu tomo a mesma medicação todos os dias", esclareceu ela a respeito da doença, que não tem cura.
"Eu adquiri [a Síndrome de Ménière] por conta do estresse. Meu ouvido esquerdo apita 24 horas por dia. Não tem o que fazer e eu tenho sempre que monitorar para não piorar, e me policiar para não ter picos de estresse, senão eu posso perder mais ainda a audição", lamentou.
Por fim, a artista, que atualmente comanda o reality show "A Grande Conquista", aproveitou para ressaltar como a surdez parcial interfere no seu trabalho. "Eu preciso da audição para, na hora de colocar o fone, entender as notas que vêm do piano, como eu entro na música, e [ouvir] meu diretor falando no ponto, que hoje é só do lado direito. Se eu cubro o ouvido direito, escuto tudo errado no esquerdo", afirmou.
Veja o vídeo
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.