Evandro Fióti agradece JulietteReprodução do Instagram

Rio - Após Juliette se manifestar sobre a participação na música "Magia Amarela", Evandro Fióti, irmão de Emicida, agradeceu a cantora, através do X, antigo Twitter, nesta quarta -feira, pela conversa e escuta. Para quem não lembra, o músico se indignou e citou semelhanças entre a canção, interpretada pela campeã do 'BBB 21' e Duda Beat, que fazia parte de uma publicidade, com o hit "AmarElo", do seu irmão Emicida. Ele apontou um "roubo conceitual" da música e deixou claro que pretendia resolver a situação na justiça. 
"Obrigado pela troca e escuta", afirmou Fióti. Juliette respondeu: "Sempre". Em nota, publicada na mesma rede social, Juliette lamentou o ocorrido e disse que providências estavam sendo tomadas.
"Eu e minha equipe jamais compactuaríamos ou participaríamos cientemente de atitudes de plágio e apropriação criativa. Fui contratada para uma campanha publicitária em que interpretaria uma canção e um videoclipe e, nesses casos, os processos de liberações autorais são de responsabilidade do contratante. Peço desculpas e lamento profundamente as consequências deste ocorrido", afirmou.
"Estejam certos de que tomaremos providências e aumentaremos, ainda mais, o nosso cuidado sobre propriedade intelectual e diversidade em futuros trabalhos artísticos e comerciais. Por fim, informo que a campanha foi cancelada e a música será retirada de todas as plataformas digitais", concluiu.
Entenda
Na última quarta-feira, Fióti compartilhou, no Twitter, um trecho do clipe de "Magia Amarela", divulgado por Juliette, e disse que vai resolver a situação de "apropriação" na Justiça. "Sobre apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar!", avisou.
Em uma live, o produtor cultural soltou o verbo sobre o caso. "A gente precisa dar o nome que as coisas tem. A gente está assistindo a um caso de apropriação. Está vendo, mais uma vez, a branquitude se unir, sem ética nenhuma, pra se apropriar de criações de pessoas negras. É um absurdo a gravidade do que aconteceu. E vocês nem sabem o que é aquilo ali ainda, eu sei. Vocês vão ficar de cara quando eu falar o que é. Eu participei da negociação disso que a gente viu hoje. Achei muito sem escrúpulos. Achei muito sem ética nenhuma", começou.
"Infelizmente a maioria das pessoas brancas agem sem ética. Isso é muito triste de comprovar. Quando a gente vê uma situação como essa e ninguém teve a capacidade, a decência, de levantar a mão dentro de uma mesa de uma reunião, da aprovação de uma música e dizer: 'isso está errado'. Vai dizer o que? Que é ignorância? Vai dizer que se apropriou e colocou a música como amar é o elo na composição e que isso não teve uma fonte de inspiração? Que isso não teve nenhuma ligação com um dos trabalhos mais relevantes dos últimos tempos da música? Da criação de um artista negro. Ainda tendo que fazer dez vezes mais pra ter o mínimo de reconhecimento, espaço e de respeito. E depois de vencer todas essas estruturas, a gente conseguiu. Mas estando no lugar que estou, como o empresário, falo tranquilamente: 99% dos artistas deprimem e morrem antes. Desistem. Esse atravessamento mata os artistas", continuou.
"Tem banda de artista branco que a gente encontra em todo o lugar que mal lançou um disco e já ganhou um Grammy. A gente levou 12 anos pra ganhar o Grammy. E o trabalho que a gente ganhou o Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Tem noção do ódio que isso gera? Só que essa não é a arma que a gente vai usar. É isso que eles esperam da gente. Não vou usar essa arma, a gente não vai usar essa arma. A gente vai usar a diplomacia, como a gente sempre usou. Mas o ódio canalizado é um ótimo instrumento de luta. E a gente precisa canalizar o ódio para algo que mude a percepção das pessoas nesse mercado", disse o empresário, que deu mais detalhes sobre o uso de "Magia Amarela" em uma campanha publicitária.
"Não vou falar a marca. Mas essa parte é mais chocante ainda. Essa música faz parte de uma estratégia de uma campanha de reposicionamento de uma marca, que amanhã a gente vai começar um outro processo de diálogo com eles. Só que essa marca negociou com a gente, só que a gente não chegou a um acordo por cronograma, prazo e questões financeiras também, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha que fazer", concluiu.
Posicionamento de Duda Beat
Uma das intérpretes de 'Magia Amarela', Duda Beat também se defendeu das acusações de plágio, em nota emitida por sua equipe. "Ratifico que não existiu qualquer participação criativa minha na concepção, identidade visual, composição da letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário da campanha Magia Amarela, da Bauducco. Peço desculpas pela situação gerada e renovo meu compromisso de estar vigilante sobre os direitos de propriedade intelectual e a diversidade de oportunidades dentro do contexto artístico e comercial que me couber daqui por diante. Por fim, informo que a campanha foi cancelada e a música retirada das plataformas digitais".
Posicionamento da marca
Após as acusações de plágio e a repercussão nas redes sociais, a Bauducco suspendeu a campanha com Juliette e Duda Beat. No comunicado, a marca explicou a escolha das artistas e afirmou que a tipografia nos materiais gráficos de divulgação seria a mesma que a empresa já costuma usar.
Leia o posicionamento na íntegra:
"A música 'Magia Amarela', protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: 'Um sentimento chamado Família'.
A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.
Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.
Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união", diz a nota.