Aline Campos faz cirurgia para remover lesão e alerta sobre riscos do HPVreprodução Instagram
Em um vídeo publicado nesta sexta-feira (7), Aline explicou que passou pelo procedimento no mês anterior e alertou para os perigos do vírus. "Mês passado eu precisei remover uma lesão pré-cancerígena no colo do meu útero. Tudo isso por causa de um vírus que até então estava silencioso no meu corpo: o HPV. É um vírus super comum. Vocês sabiam que 80% das mulheres sexualmente ativas vão ter contato com ele em algum momento da vida? Muitas nem imaginam que estão infectadas, porque na maioria das vezes, não apresenta sintomas, como foi comigo", declarou.
O HPV pode causar lesões graves que, sem tratamento, podem evoluir para câncer. O Instituto Butantan informa que, além do câncer de colo do útero, o vírus pode ser responsável por outros cinco tipos da doença: vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe.
Medidas preventivas
Aline destacou a importância da prevenção e incentivou o público a buscar informação. "Estou abrindo isso para vocês porque ele [HPV] pode ser evitado e existem várias formas de se proteger: o uso de preservativo, a vacinação contra o HPV e exames de rotina, como o Papanicolau. Se eu tivesse me atentado a essa prevenção antes, talvez, eu não precisasse passar por essa cirurgia. Estou aqui porque sua história pode ser diferente. Graças a Deus minha cirurgia foi um sucesso, mas a prevenção está no nosso alcance. Então, se cuidem e se informem", afirmou.
Ver essa foto no Instagram

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.