Ilze ScampariniGlobolpay

 Rio - Ilze Scamparini voltou a ocupar posição de destaque na cobertura internacional da Globo. Com a morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21), a correspondente da emissora na Itália entrou ao vivo no Jornal Nacional direto de um dos telhados de Roma, como em coberturas históricas que marcaram sua trajetória no jornalismo.


Desde 1999 atuando na Europa, Ilze é frequentemente associada às principais notícias relacionadas à Igreja Católica. Ela acompanhou viagens de João Paulo II, Bento XVI e Francisco, além de ter sido uma das responsáveis por noticiar ao mundo a eleição do último pontífice em 2013.

Volta aos telhados de Roma repercute na internet

A presença de Ilze gerou grande repercussão nas redes sociais. Internautas celebraram seu retorno à cobertura do Vaticano, com uma enxurrada de comentários que misturam reconhecimento e bom humor.
Durante a edição do Jornal Nacional, a jornalista entrou ao vivo e chamou atenção com sua precisão. “Ilze Scamparini 24 horas acordada já”, publicou um internauta. Outro destacou: "O Jornal Nacional já começou com Ilze Scamparini arrasando, direto de um terraço, na cobertura da morte do Papa Francisco. Tudo perfeito: o texto, o tom, o look, a colocação da voz. Ninguém faz isso como ela".
"Até a eleição do novo papa essa é a imagem que mais veremos na TV: Ilze Scamparini nos telhados de Roma", escreveu um usuário do X. Outro internauta brincou: "Essa hora Ilze Scamparini deve estar lustrando as asas pra subir no telhado do Vaticano".

Reencontro com o público marca momento simbólico

O momento também reacendeu memórias de coberturas passadas. Muitos relembraram a entrevista de Ilze com o Papa Francisco em 2013, durante o voo de retorno do pontífice do Rio de Janeiro a Roma. Na ocasião, a jornalista perguntou sobre o lobby gay na Igreja. A resposta do Papa — "Quem sou eu para julgar?" — teve repercussão internacional e marcou uma virada no discurso da Igreja.