Familiares e amigos no velório da cantora Cristina Buarque, no Cemitério Memorial do Carmo, nesta segunda-feira (21)Pedro Teixeira/Agência O Dia

Rio - A cantora Cristina Buarque, irmã de Chico Buarque, foi velada nesta segunda-feira (21), no Memorial do Carmo, no Caju. No fim da tarde, por volta das 17h, o corpo foi cremado. Familiares e amigos compareceram para prestar as últimas homenagens à artista. Alguns deles usavam uma camisa com a frase em sua homenagem: "Terreiro grande, Cristina."
Passaram pelo local personalidades como Tia Surica, presidente de honra da Portela, e a cantora Teresa Cristina.
Cristina morreu no domingo (20), aos 74 anos, após enfrentar um câncer. Sua morte comoveu diversas personalidades do meio artístico, que usaram as redes sociais para expressar carinho e reconhecimento à cantora, considerada uma referência no universo do samba. Entre elas estava o irmão, Chico Buarque, que publicou um vídeo em que os dois aparecem cantando juntos.
"Cristina", escreveu ele brevemente na legenda da publicação. No post, eles aparecem cantando "Sem Fantasia", composta pelos irmãos e lançada em 1968. Na música, os dois cantam versos como "Vem, meu menino vadio/ Vem, sem mentir pra você/ Vem, mas vem sem fantasia/ Que da noite pro dia/ Você não vai crescer".

Nascida em 23 de dezembro de 1950, em São Paulo, Maria Cristina Buarque de Hollanda era filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda, autor do clássico Raízes do Brasil. Além de Chico, era irmã das cantoras Miúcha e Ana de Hollanda, ex-ministra da Cultura. Cristina ganhou projeção nacional em 1974 ao gravar "Quantas Lágrimas", do portelense Manaceia, no álbum Cristina.