Camila Pitanga se conecta com pacientes do INCA ao viver personagem com câncer em nova novela da Globoreprodução Instagram

Rio - Camila Pitanga voltou às novelas interpretando Ellen, na nova produção das 19h da TV Globo, "Dona de Mim". A personagem descobre um câncer de colo de útero em estágio avançado e morre logo no início da trama, mas permanece na história por meio de flashbacks. Para construir a atuação com profundidade, a atriz visitou a unidade de cuidados paliativos do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro.


Em seu perfil no Instagram, Camila compartilhou a experiência, classificando-a como uma "experiência de muito aprendizado e conexão". Durante a visita, ela conversou com mulheres que enfrentam a mesma condição da personagem.
"Essas conversas me ensinaram muito, não apenas sobre a doença, mas também sobre as pessoas. Cada paciente é única, e seus cuidados também se diferem, em todos os estágios da doença. Os cuidados paliativos, especialmente nos estágios mais avançados, são essenciais para garantir qualidade de vida, alívio, respeito e, acima de tudo, assegurar o direito à dignidade", declarou a atriz.

Camila também registrou sua gratidão às mulheres que participaram dos diálogos durante a visita. "Agradeço profundamente às pacientes Priscila Magalhães, Edilaine Cabral, Denise Nunes e Flávia Castro, que compartilharam suas histórias comigo de forma tão generosa. E à equipe de profissionais de saúde do INCA que trabalha incansavelmente para garantir que todas as pacientes recebam o melhor cuidado possível", escreveu.

Ela ainda publicou um vídeo nas redes sociais para destacar a importância da preparação. "Fiz questão de fazer especificamente esse post, essa comunicação, esse voto de gratidão à toda equipe da unidade 4 do INCA de Tratamento Paliativo. Quando entendi qual era a doença da Ellen, o câncer de colo de útero, vi que primeiro: não existe o câncer. Ele se manifesta e se trata para cada indivíduo de um jeito diferente", disse.

Espiritualidade e acolhimento marcaram a experiência
Durante a visita, Camila conversou com cinco pacientes: Renata, Vanessa, Rafaela, Susan e Sandra. "A maneira de você cuidar e abordar é única. Fico realmente emocionada porque foi muito determinante para esse meu trabalho. A Ellen tem câncer de colo de útero e lá pude conversar com quatro mulheres que têm a mesma doença e estão em tratamento paliativo. De tantas coisas que foram ditas, dos desafios, da luta diária, todas elas falavam do quanto que a espiritualidade era fundamental como processo de cura. E da gratidão que elas tinham a todas as instâncias que chegavam a elas através do INCA”, relatou.

“Pode ter o tratamento, tem que ter o remédio, mas o cuidado do olhar e da atenção é a mola principal como passagem de cura de amor e de vida. Quero fazer meu voto de gratidão a essas mulheres que me acolheram nesse domingo no INCA. São elas: Renata, Vanessa, Rafaela, Susan e Sandra. Muito obrigada, vocês foram fundamentais nesse trabalho. Elas foram extremamente generosas comigo e levo isso com a minha personagem e como Camila, independente da Ellen”, finalizou.

Alerta para a importância da prevenção
A atriz encerrou a publicação com um recado às seguidoras sobre os cuidados com a saúde. "O câncer de colo do útero é tratável, especialmente quando diagnosticado precocemente! Não deixe de fazer os exames preventivos. O Papanicolau é o principal exame para detectar alterações no colo do útero. Se você tem entre 25 e 64 anos, converse com seu médico sobre a importância da prevenção. Vamos juntas!”


 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Camila Pitanga (@caiapitanga)