Preta Gil chega em Washington para tratamento contra o câncerReprodução do Instagram

Rio - Preta Gil usou o Instagram, nesta terça-feira (13), para informar aos fãs que já chegou em Washington, capital dos Estados Unidos. Na luta contra o câncer, a cantora publicou uma foto, em que aparece usando uma máscara, ao lado de alguns amigos e avisou: "Amanhã tenho consulta". 
Vale lembrar que a filha de Gilberto Gil foi para o exterior para iniciar uma nova etapa de seu tratamento contra a doença. Em março, durante o "Domingão com Huck", ela comentou sobre essa nova fase. "Eu agora entro numa fase difícil, complicada, porque aqui no Brasil a gente já fez tudo o que podia. Então agora as minhas chances de cura estão fora do Brasil. É para lá que eu vou", avisou. 
"Voltar pra cá curada e poder voltar a fazer o que eu amo, que é vir aqui cantar, que é vir aqui ser jurada, que é poder brincar com minha neta, com os meus sobrinhos, enfim, meu filho, ver meu filho, ver esse ser incrível que ele é. Tem muita coisa pra fazer aqui nessa vida, então eu me recuso a aceitar que se findou pra mim agora. Acho que ainda tenho aí uma caminhada", acrescentou Preta, na ocasião. 
Histórico da doença
Preta foi diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023. Desde então, passou por duas cirurgias complexas. A primeira, realizada cerca de sete meses após o diagnóstico, durou 14 horas e incluiu a retirada do tumor e do útero. A cantora permaneceu internada por quase um mês.
No fim de 2023, Preta participou do programa Encontro com Patrícia Poeta e declarou estar curada. Contudo, em agosto de 2024, ela anunciou a recidiva da doença, com a identificação de dois linfonodos comprometidos na região da pelve.
Em dezembro de 2024, foi submetida a uma nova cirurgia ainda mais extensa, com cerca de 21 horas de duração. Na ocasião, foram removidas partes do aparelho digestivo e do sistema linfático. A cantora ficou internada por 55 dias e teve alta somente em fevereiro de 2025.