Samanta Alves é cria de Madureira, Zona Norte do Rio Divulgação

Rio - Samanta Alves, de 23 anos, leva a espontaneidade do subúrbio carioca para os mais de 5 milhões de seguidores nas redes sociais. Sua trajetória começou na Botafogo TV, onde se destacou ao entrevistar os torcedores do seu time de coração. Cria de Madureira, na Zona Norte do Rio, ela investiu no universo digital de maneira despretensiosa ainda no ensino médio e, anos depois, abdicou da graduação em Direito para se tornar influenciadora digital. 
"Nunca tive um 'start' do tipo: 'Agora vou começar a fazer vídeo para internet e quero muito que dê certo'. Fiz para brincar com os meus amigos da escola, era uma coisa muito longe do que é hoje. Como estava no terceiro ano do ensino médio, por mais que eu tivesse diversos vídeos viralizados, principalmente em 2018, ainda não era algo que eu pensava: 'Vai ser minha profissão'. Eu já tinha decidido fazer Direito e continuei a minha vida de estudante", explica. 
Samanta contava apenas com o instinto para se aventurar no digital. O início do namoro com Antonio Olavo, formado em marketing, trouxe uma nova perspectiva após a descrença com a internet. "Não tinha nem pensamento de como começar, era muito jovem, minha família e amigos não trabalhavam com isso para ajudar. Em 2022, quando eu conheci o Antonio, já estava muito desacreditava. Achava: 'O que vivi foram 15 minutos de fama'. Eu comecei a estudar para ser da Polícia Federal, aí ele entrou na minha vida, só que o Antonio trabalhou com vídeo para YouTube. Ele tinha a parte totalmente profissional."
A Copa do Mundo do Catar seria a despedida da influenciadora dos vídeos, mas o retorno positivo fez com que ela arriscasse no segmento. "Era meu último respiro, aí ele falou: 'Não, vou te ajudar, vamos fazer e vai dar certo'. O Antonio veio com uma ajuda para gravar, editar...e deu muito certo. Em 2023, a gente sentou e ele falou: 'A gente bateu milhões de visualizações. As marcas estão chegando. E aí, o que você quer fazer? Você quer largar, quer continuar no Direito...' Conversamos bastante e aí entendi que eu ia tentar", conta. 
O conteúdo da influenciadora se destaca pela interação com populares nas ruas. No quadro "Cervejinha com Samanta", ela aborda situações cotidianas. Já em "Di Cria e De Playboy", brinca com as diferenças entre seu gosto e o do namorado. Mas é com o "Na Galera", que já realizava na Botafogo TV, que a jovem cativou os seguidores.
"Quando chegou 2021, eu decidi continuar o quadro, só que no meu perfil, ainda falando sobre o Botafogo. Eu já tinha interesse de fazer entretenimento, quando o Antonio entrou na minha a gente virou um para o outro e falou: 'Vamos focar no entretenimento'. Foi quando fiz o 'Na Galera' em Madureira e no Carnaval. Eu vinha batendo na trave desde 2023, meu vídeos batiam 30 mil visualizações, mas comparado ao que eu tenho hoje não é 'nada'. Mas em 2024 virou 1 milhão e aí fiquei: 'Caraca, agora a chave virou'. A constância ajudou a dar certo", analisa.
As gravações do quadro são encaradas como diversão para a influenciadora. Ela costuma dançar, cantar e até subir nos ombros dos entrevistados. "O 'Na Galera' começou no esporte para Botafogo TV e eu pensei: 'Eu vou curtir do meu jeito'. E quando foi para o entretenimento, pensei a mesma coisa. Não vou fazer uma repórter 100% convencional, vou fazer a repórter que está bebendo e curtindo. No fundo, é a minha verdade, eu curto as coisas me entregando. Eu me jogo, estou no meio da multidão e da loucura", diz.
Samanta detalha a preparação para produzir conteúdo em grandes eventos, como o show da cantora Lady Gaga, que reuniu mais de dois milhões de pessoas na praia de Copacabana. "No dia da gravação, eu não faço nada. Eu acordo, como bem, descanso, fico vendo as perguntas e sobre o evento. Carregando as minhas energias mesmo. Eu vejo o horário para eu entrevistar bastante antes do show começar, até porque todo mundo quer ver é o show, não ficar dando entrevista."
Televisão
O sucesso nas redes sociais chamou atenção da TV Globo. No "RJ1", a influenciadora percorreu Madureira nos preparativos para as festas de fim de ano. Ela também esteve nos bastidores do "Prêmio Multishow" e do "Melhores do Ano", do "Domingão com Huck".
"Gostei bastante porque teve muita intenção minha. Quando era criança, eu pensava: 'Nossa, imagina eu um dia na TV fazendo algo. Ia ser muito legal'. Então, quando teve a oportunidade de estar, peguei. Me senti muito realizada e feliz. Foi bom porque a emissora me deixou muita à vontade para ser eu. Acho que isso que mais importa, porque não adianta me chamar e querer me podar. Sei que não posso ser tão escrachada quando no meu perfil, mas me podar ao ponto de não parecer que é a Samanta Alves, já não dá", ressalta. 
As aparições na emissora levantaram especulações sobre a participação no "Big Brother Brasil 25", formando dupla com o namorado. "Não sei dizer se foi bom ou não a gente não ter ido, porque ia ser um caos. Ou a gente ia ser odiado ou ser amado, sabe? Foi uma loucura, porque ninguém da Globo chegou na gente para falar: 'Vamos tentar entrar aqui'. Não teve nada, nenhuma sondagem. Lembro que gravamos o 'Na Galera' de Ano Novo em Copacabana e eu estava cansada, aí eu acordei no dia seguinte e estava no Twitter: 'Samanta e Antonio são casal camorote'. Eu fiquei: 'Quem pensou nisso?'". 
Outras participações não estão descartadas pela influenciadora. "Com certeza ainda vão ter mais projetos que, eu não posso falar, mas está tudo ainda no papel, vamos ver se vai dar certo. É uma vontade minha, né? São conversas e espero que aconteça. Talvez esse ano possa acontecer alguma coisa ainda", entrega. 
'Não quero agradar todo mundo'
Embora tenha conquistado sucesso tanto com o público quanto com o mercado publicitário, Samanta enfrenta algumas críticas desde que seu namorado começou a fazer parte de seus vídeos. "É muita terapia, tá? Graças a Deus. Mas é impossível agradar todo mundo. O que eu e o Antonio focamos é que tem mais comentários positivos e, sinceramente, não quero agradar todo mundo. Uma coisa que me pega é a pessoa que não me segue ou acompanha falando inverdades com muita propriedade, como se realmente convivesse comigo 24 horas".
Samanta enfatiza o apoio do amado desde o início de sua trajetória, mesmo antes de alcançar números altos de engajamento. "Ele vem de uma condição financeira melhor que a minha e falou: 'Eu vou te ajudar e dar esse suporte até a gente ganhar realmente dinheiro com internet'. Foi assim que aconteceu de início e depois a gente se tornou e somos sócios até hoje. Ele acreditou em mim".  
O Meu Lugar...
Samanta fala com orgulho de sua trajetória e a relevância do subúrbio carioca que, segundo ela, merece ainda mais espaço na mídia. "Tive a realidade de uma família suburbana e deixei de fazer algumas coisas para ter outras. Isso nunca me entristeceu, eu olho isso e 'vambora'. Me sinto feliz em pode dar visibilidade para algo que não é tão visto. Não vou dizer que não é visto, porque vou estar mentindo também, mas não é tanto quanto a Zona Sul. Não deixo de falar e gosto disso porque o subúrbio é onde eu me sinto bem e confortável", afirma.