Fernanda KeullaDivulgação

Rio – Vencedora do "Big Brother Brasil 13", da TV Globo, Fernanda Keulla segue colhendo os frutos de sua passagem pelo reality show mesmo 12 anos após a vitória. Advogada de formação, a loira de 39 anos estreou como atriz em uma participação na novela "Beleza Fatal", original da plataforma de streaming Max e exibida recentemente na Band. O convite para o novo desafio profissional surgiu a partir da diretora do folhetim Maria de Médicis e do autor Raphael Montes.
"Foi maravilhoso porque eu sempre estudei junto com a apresentação um pouco de atuação, mas não era o meu foco principal", afirma ela, que pretende investir nesse ofício. "Eu amo o mundo do audiovisual, poder contracenar com a Camila Pitanga, essa personagem tão icônica que é a Lola, uma vilã tão amada e odiada pelo público ao mesmo tempo, foi um grande presente e me incentivou mais a investir nessa área. Pretendo sim me entregar a esses projetos, desde que não fuja muito desse escopo de entretenimento. Acredito que isso tem muito a agregar à minha carreira", opina.
Desde que deixou o confinamento, Fernanda construiu uma carreira que transita entre televisão, internet e negócios. O ponto de virada profissional, segundo ela, veio em 2014, quando estreou como apresentadora na Globo Minas. "Tive que me entregar ao meu primeiro desafio profissional solo, apresentar o meu primeiro programa em ‘Pratos e Panelas’. Foi um momento muito decisivo, porque a minha vontade de ser apresentadora ficou bastante aflorada e eu tive que me dedicar muito para isso. Obviamente, surgiram elogios e críticas, mas eu me entreguei demais à profissão e ali foi o início de tudo, junto também com o programa 'A Eliminação,' no Multishow", recorda. 
Nas telinhas, ela já passou por emissoras como SBT, RedeTV!, além da TV Globo, e plataformas de streaming como Globoplay e Max. "Meu maior aprendizado foi que os projetos de televisão são efêmeros, assim como tudo na vida, e eles não são eternos, por mais que possam ficar bastante tempo no ar. Então, essa perspectiva de transitoriedade me deu uma outra visão sobre os negócios, carreira, e que não necessariamente você vai estar sempre no ar ou em um determinado projeto. Você pode estar em outros projetos mais tranquilos, e isso faz parte da nossa carreira. Você precisa ter a determinação de não desistir, lutar, persistir e acreditar nos sonhos", comenta.
Já em 2022, Fernanda participou da série de viagens "Hey Ho", do Globoplay, explorando destinos turísticos e culturais. "Na primeira temporada fui para o Mato Grosso do Sul, visitei o Pantanal, Bonito... exploramos a temática do ecossistema pantaneiro, fizemos um food safari, entre pratos, comidas, conhecendo a cultura local e também os animais presentes na região. A segunda temporada foi na Finlândia. Fomos atrás da Aurora Boreal, que era um sonho de infância, poder viajar para a terra do Papai Noel, na Lapônia". 
Com uma década de experiência no audiovisual, a artista compartilha um dos seus principais sonhos. "Emplacar um projeto próprio, no qual tenha participado da criação e acompanhado de perto, pois acredito que quando você cria seu projeto, ele tem toda a sua essência artística. Esse é o meu grande sonho e nada melhor do que poder fazer aquilo que você ama."
A artista, inclusive, adianta uma novidades para os fãs: "Vão poder me ver em um projeto que já rolou nas minhas redes sociais, entre 2020 e 2021, que foi o 'Perrengue Love', um grande sucesso, um projeto sobre relacionamentos que fiz a convite da própria plataforma do Instagram. Hoje, quero fazer por conta própria, com entrevistas de um tema que eu adoro, no qual já tive muitas oportunidades de vivenciar na minha vida, que são os relacionamentos, sejam eles felizes, bem sucedidos ou mal sucedidos. Acredito que todo mundo tem uma história boa de relacionamento para contar e é isso que quero mostrar nesse novo projeto". 
Além de artística, Keulla também tem uma veia empreendedora. A loira já licenciou uma linha de óculos e planeja lançar um produto voltado para cuidado com o corpo. "Pretendo entrar nesse mundo da beleza, que me fascina como consumidora e usuária. Tenho estudado e participado de vários cursos, feiras, e penso em lançar um produto específico para uma determinada área do corpo". 
Era digital e 'BBB'
Fernanda fala sobre a transformação digital e como isso auxiliou na interação dos participantes do "Big Brother Brasil" com o público ao longo das edições. "Na minha edição, o Instagram estava começando, tinha só o Facebook e o, até então, Twitter. Com isso, a interação era bem menor, ao passo que os trabalhos presenciais como presença VIP, por exemplo, eram mais fortes", lembra. 
"Ao mesmo tempo que eu tinha contato direto com o público, porque saíamos mais para eventos e fazíamos trabalhos mais presenciais, agora com as redes sociais esse contato com o público ficou mais fácil, através de postagens e de outras interações. Mas ao mesmo tempo, ficou um pouco mais frio, porque hoje em dia os trabalhos se resumem a publicidade e posts, e isso diminuiu o contato direto com as pessoas. Então eu sempre priorizo estar em eventos, participar de feiras, congressos, porque eu acho que não podemos perder esse contato com o público", acrescenta.
Para a empresária, a era digital trouxe ainda mais autonomia aos ex-BBBs. "Eles podem criar seus próprios conteúdos, projetos, e em plataformas digitais como YouTube, Instagram, TikTok, você pode ter o seu próprio programa, sem depender de terceiros para se realizar profissionalmente. Obviamente, existem outros meios, como na televisão, no streaming, que também são tão interessantes quanto, mas na ausência deles você mesmo pode criar seu próprio conteúdo, e isso é um facilitador", acredita.