O fotógrafo Sebastião SalgadoReprodução/Instagram

Rio - Vários famosos usaram as redes sociais para lamentar a morte Sebastião Salgado, aos 81 anos, nesta sexta-feira (23). Considerado um dos fotógrafos mais importantes do mundo, o brasileiro enfrentava problemas decorrentes de uma malária que adquiriu nos anos 1990 e vivia em Paris.
"Com imensa tristeza recebo a notícia da partida de Sebastião Salgado. Sua lente capturou a alma do mundo, com olhar humano, poético e profundamente transformador. Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos que o admiravam", escreveu a cantora e ministra da cultura Margareth Menezes, no X, antigo Twitter.
Na mesma rede social, o ator Wagner Santisteban se manifestou: "Que mais humanos possam ter essa inspiração em um olhar para a natureza, mundo e futuro. Pegar uma terra sem a ganância de só ganhar mais e mais dinheiro e sim devolver com gratidão tudo que a natureza nos dá! Poder retribuir. Deixar um legado! Enorme artista, gigante humano". 
"Em estado de choque", escreveu a jornalista Sandra Annenberg. "Inacreditável! Mais um gênio brasileiro que se vai!", reagiu Mayara Magri. 
"Grande plantador de árvores, grande inspiração", escreveu Bruno Gagliasso ao compartilhar vídeos de Sebastião nos Stories do Instagram. Adriane Galisteu, Julia Lemmertz, Erika Januza e Antonio Calloni também prestaram homenagens na rede social com imagens do fotógrafo.
O autor Walcyr Carros escreveu: "Descanse em paz! Sebastião Salgado não foi apenas um fotógrafo, ele foi um narrador da humanidade. Com sua lente sensível e poderosa, nos mostrou a beleza, a dor, a resistência e a dignidade dos povos ao redor do planeta. Meus sentimentos aos familiares, amigos e a todos que foram tocados por sua obra. Obrigado por enxergar o mundo por nós, Sebastião".
"Fez diferença no mundo", respondeu Leona Cavalli. "Sebastião vai viver pra sempre. Seu legado é gigante!", escreveu o ator Carlo Porto. O ex-BBB e psiquiatra Marcelo Arantes comentou que Sebastião Salgado foi e seguirá sendo farol. "Sua obra, profundamente humana, é uma prece visual em favor dos esquecidos, da terra ferida e da beleza resistente do mundo. Com sua lente, ele não apenas registrou realidades – ele as transformou. Sua vida foi um ato contínuo de cuidado: com as pessoas, com a natureza, com o tempo. Que seu legado continue inspirando gestos de coragem e compaixão. Meu mais profundo respeito e gratidão. Presente, hoje e sempre".
"O Sebastião Salgado foi além da fotografia. Dê uma pesquisada no reflorestamento que ele fez em suas terras", escreveu o humorista Oscar Filho.