Benedito Ruy BarbosaJoão Miguel Júnior/TV Globo
Internado em UTI, Benedito Ruy Barbosa luta contra insuficiência renal
Autor de novelas como 'O Rei do Gado', 'Renascer' e 'Pantanal' está hospitalizado em São Paulo
Rio - O autor de novelas Benedito Ruy Barbosa, de 94, está internado desde a última terça-feira (20) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, em decorrência de uma piora no quadro de insuficiência renal crônica.
Segundo boletim médico divulgado neste domingo (25), o dramaturgo "vem apresentando melhora clínica e de exames laboratoriais". No entanto, "não há previsão de alta no momento".
A insuficiência renal crônica é caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função dos rins. Com o agravamento da doença, há risco de acúmulo de toxinas no organismo, uma vez que os rins são responsáveis por filtrar o sangue.
O último registro público do autor foi em janeiro deste ano, quando participou do casamento de um neto. Edmara Barbosa, filha de Benedito, publicou uma foto com o pai na festa.
Considerado um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira, Benedito estreou na Globo em 1976 e acumulou sucessos ao longo de décadas. Ele é o autor de clássicos como "Cabocla" (1979), "Sinhá Moça" (1986), "Renascer" (1993), "O Rei do Gado" (1996) e "Terra Nostra" (1999). Também foi o criador da versão original de "Pantanal" (1990), exibida pela TV Manchete. Ele ainda assinou o remake de "Sinhá Moça" (2006) e a novela "Velho Chico" (2016), ambas exibidas pela TV Globo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.