Alane DiasPaulo Tauil / BrazilNews

 Rio - Alane Dias ganhou projeção nacional ao participar do BBB 24. Desde então, ela não parou.  A artista falou sobre os novos rumos da carreira, o relacionamento com Francisco Gil e a forte ligação com Belém do Pará, onde nasceu e cresceu.

Hoje, aos 26 anos, Alane vive no Rio de Janeiro e está focada em desenvolver sua carreira como atriz. Ela cursa artes cênicas na Casa de Artes de Laranjeiras (CAL), instituição com tradição na formação de artistas, e deve se formar no fim de 2025.
Desde que assumiu publicamente o namoro com o cantor Francisco Gil, filho da cantora Preta Gil, em maio, Alane compartilha com os seguidores momentos ao lado do músico e não esconde a felicidade com a fase atual.

"Ele é maravilhoso", afirmou, sorrindo, ao ser questionada sobre o relacionamento. Com mais de quatro milhões de seguidores nas redes sociais, a artista comenta a repercussão positiva entre os fãs: "Sou aberta às energias positivas. Fico feliz em saber que os meus fãs, as pessoas que gostam de mim, torcem por mim em vários âmbitos da minha vida, inclusive na pessoal. Sempre recebo esse carinho sorrindo. E uma das coisas que me fazem sorrir bastante é o meu relacionamento. Então, vejo que as pessoas torcem por mim e fico muito feliz. Acolho todo esse amor", revelou em entrevista ao Gshow.

Reconhecimento no Pará
Natural de Belém, Alane se tornou inspiração para muitos jovens da região. O carinho do público paraense, segundo ela, é uma confirmação de que tem representado bem suas origens.

"Eu fiquei chocada com a quantidade de pessoas que vinham falar comigo quando saí do programa. Eu tinha muito medo lá dentro (da casa do BBB) de não estar fazendo a coisa certa. Sempre sonhei em ter o reconhecimento através da minha carreira e que não tivesse a ver com a minha vida pessoal", contou.
"Falava muito de Belém no programa. E sempre quis representar o Pará da melhor forma. Ver que as pessoas de lá têm um amor muito grande por mim e se se identificam comigo, isso é uma sensação de missão cumprida. Saber que a criança do Norte está a assistir outra mulher do Norte, com tanta visibilidade e referência, isso é maravilhoso".

Ao lembrar de Belém, Alane se emociona ao falar de lembranças sensoriais da infância. A pergunta sobre o cheiro que mais a faz sentir saudade da terra natal a deixou tocada. "Ninguém nunca havia me perguntado isso. Eu fico até emocionada... Posso dizer que é o cheiro da minha mãe, que se chama Aline. Sem dúvida, é o que eu mais sinto saudade", disse, com os olhos marejados.

A artista também destacou a culinária local como um elo com sua história. “Sou apegada à cultura do Pará. E os sabores da culinária são uma das coisas que me fazem sentir muita saudade de lá. Sinto falta da pimenta, dessas texturas... A gente come jambu, que faz a língua tremer. A pimenta-de-cheiro é forte e a misturada com o tucupi. O açaí tenho um estoque na geladeira congelado para matar a saudade. A comida me transporta ao Pará. Além disso, existem os banhos de cheiro, a copaíba, a andiroba, tudo a gente compra no Ver-o-Peso".

Planos e sonhos na atuação
Formada como bailarina clássica, Alane também já deu aulas de balé. No entanto, o desejo de atuar sempre esteve presente. Agora, ela quer transformar esse sonho em realidade.

"O sonho da minha vida, desde criança, é com a minha carreira de atriz. Sou bailarina clássica, formada, já dei aula de balé durante os anos, faço balé. Até hoje. Mas sonho um dia me realizar na carreira de atriz".