Rio - O ator Tom Felton, que interpretou o vilão Draco Malfoy na franquia "Harry Potter", disse, neste domingo (8), não se importar com as falas transfóbicas de J. K. Rowling, autora dos livros que dão origem aos filmes.
Em entrevista à Variety, no tapete vermelho do Tony Awards 2025, o ator disse não estar muito "antenado" às polêmicas que envolvem o nome da autora e, afirmou, inclusive, ser "muito grato" a Rowling até hoje.
"A única coisa que eu me lembro é que tive a sorte de viajar pelo mundo, e nunca vi nada unir mais as pessoas do que 'Harry Potter'. E ela é responsável por isso, o que me deixa muito grato", contou ele, que recebeu uma chuva de críticas nesta segunda-feira (9).
No X, antigo Twitter, o nome de Tom chegou a ser um dos assuntos mais comentados. Na rede social, internautas repercutiram a fala do ator e teceram críticas ao posicionamento isento.
"Todos os outros atores se distanciaram de JKR e apoiam o que é importante... e então há Tom Felton", escreveu um perfil. "É assim que o privilégio se parece, e não devemos ignorar o quão mal faz não olhar para o outro lado porque as coisas não nos afetam diretamente. Não seja Tom Felton", disse outro.
Nos últimos anos, a criadora de "Harry Potter" tem se envolvido em diversas polêmicas. Nas redes sociais, J. K. Rowling frequentemente tem falas que ferem os direitos das pessoas transgênero. Recentemente, ela comemorou a decisão da Suprema Corte do Reino Unido que estabeleceu que o conceito de mulher é definido pelo sexo biológico.
No ano passado, outros atores da franquia, como Daniel Radcliffe e Emma Watson, se posicionaram a favor dos direitos das pessoas transgênero e contra as falas de Rowling, que revelou não ter a intenção de perdoar os artistas.
Tom Felton says the controversy around J.K. Rowling's political views doesn't impact him: "I'm not really that attuned to it...I have not seen anything bring the world together more than Potter. She's responsible for that, so I'm incredibly grateful." #TonyAwardspic.twitter.com/T7KSMNbFds
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.