Camilla LuddingtonReprodução do Instagram
Camilla Luddington, de 'Grey’s Anatomy', revela diagnóstico de doença autoimune
'Estou no caminho da recuperação. Vai ser uma jornada', diz atriz
Rio - Conhecida por interpretar a Dra. Jo Wilson na série "Grey’s Anatomy", Camilla Luddington revelou durante uma entrevista ao podcast "Call It What It Is", nesta quarta-feira (6), que foi diagnosticada com tireoidite de Hashimoto. Ela soube da uma doença autoimune depois de realizar exames de rotina.
"Meu médico disse:'Tudo parece ótimo, exceto por uma coisinha'. E eu me lembro de ouvir as palavras 'doença autoimune' e pensar: ‘Que p—r*’. E então me disseram que eu tinha algo chamado hipotireoidismo de Hashimoto e que era muito comum", relembrou. "Senti que tinha a resposta para algo que eu sabia que estava acontecendo. E eu tenho ansiedade em relação à saúde, então uma parte de mim se perguntava: ‘Será que estou me manipulando?’",perguntou.
A atriz disse que chegou a pensar que estivesse na perimenopausa. "Tipo, tenho dois filhos, estou na casa dos quarenta. Quarenta é isso. Sabe, eu tenho trabalhos para fazer. Talvez eu esteja na perimenopausa. Mas chegou a um ponto em que, tipo, às onze horas, eu senti que tinha tomado um antialérgico e precisava tirar um cochilo. Não importava quantas horas eu tivesse dormido na noite anterior. Não dava para aguentar o dia como às vezes dá", comentou.
Camilla citou alguns sintomas da doença, como fadiga e inchaço. "Lembro de quando eu costumava malhar o tempo todo, o que agora faz sentido por que eu não tenho feito isso. Eu me sentia energizada depois do treino, e se eu tivesse malhado no ano passado, isso me levava a um ponto em que eu pensava: não consigo malhar, vou ficar muito cansada depois", explicou. "Mas o que foi realmente estranho, na verdade, foi na semana anterior, quando eu acordei e meu rosto e minhas mãos estavam muito inchados. Então, eu fiquei meio confusa sobre por que de repente meus olhos estavam tão inchados, meus anéis, estava tendo dificuldade para tirá-los", completou.
Depois do diagnóstico, a atriz tem sido acompanhado por médicos. "Agora estou tomando um medicamento chamado Levotiroxina. Comecei com a dose mais baixa e precisava fazer exames de sangue a cada seis semanas, que é o teste para ver se estou voltando ao normal... Disseram que eu começaria a sentir os efeitos, mas ainda não estou normal, fiz o teste há talvez três semanas. Definitivamente sinto os efeitos, tipo, comecei, quero dizer, há alguns meses? (…) Estou no caminho da recuperação. Vai ser uma jornada".
Assim como Camilla, Lexa foi diagnosticada tireoidite de hashimoto. A descoberta aconteceu em 2023. "Eu fui fazer uns exames que minha ginecologista me passou e eu descobri que tinha uma doença chamada tireoidite de hashimoto. Vocês perceberam que a minha memória parece que é meio curta, eu tenho esquecimentos o tempo inteiro. E aí, eu já tinha percebido algumas coisas, mas o esquecimento era o pior de todos...Quando eu recebi o diagnóstico eu fiquei muito triste porque ninguém quer ter uma doença autoimune, né? Você já entende que não pode doar sangue, que muitas coisas acontecem. E como é que as pessoas podem receber isso? Aí eu fui entender o que era".
