Com Irandhir Santos, Leandra Leal protagoniza filme ’Os Enforcados’Reprodução / Instagram

Rio - Leandra Leal, de 42 anos, é um rosto conhecido pelo público, colecionando diversos trabalhos nas telonas, teatro e novelas da TV Globo, como "O Cravo e a Rosa" (2000-2001), "Senhora do Destino" (2004) e "Cheias de Charme" (2012). No filme "Enforcados", em cartaz nos cinemas, a atriz e diretora dá vida à Regina, mulher de Valério, interpretado por Irandhir Santos. Com direção e roteiro de Fernando Coimbra, o longa-metragem conta a história do casal criminoso.
Regina e Valério levam uma vida confortável em uma casa luxuosa na Zona Oeste do Rio de Janeiro, graças ao império do jogo do bicho construído pelo pai dele. O personagem suspeita que o tio, Linduarte (Stepan Nercessian), foi quem assassinou seu familiar. Com isso, o dono de máquinas caça níqueis precisa lidar com pendências familiares, ao mesmo que tempo que se sente deixado para trás.
Incentivado pela mulher ambiciosa, o herdeiro da contravenção decide matar Linduarte, mas o plano - antes considerável infalível - não sai como o planejado e os dois enfrentam muitos problemas. Leandra, então, comenta como foi interpretar cenas densas ao lado Irandhir, incluindo assassinato e violência, e elogia o  colega de trabalho.
"Irandir é um ator que eu admiro muito e ele é muito doce, muito querido, muito educado e muito comprometido com a vida e com o filme. Ele é muito criativo, muito inventivo, propõe coisas muito fora da caixa. É muito divertido isso também", exalta a atriz.
Na trama, Regina é filha de Helena (Irene Ravache). Apesar de receber apoio da mãe em tudo - incluindo decisões contraditórias - a ambição da personagem também irá arruinar seus laços familiares. Assim, a artista avalia que além da parceria com o intérprete de Valério, o trabalho com Fernando (Coimbra) e a veterana foram fundamentais para a construção da trama. "O contato com a Irene foi muito importante para isso também, além do roteiro".
Além disso, Leandra relembra como foi a preparação para dar vida à personagem. "A base foi o roteiro e depois, as três semanas que a gente teve de ensaio. E principalmente, o contato com os outros atores. Porque é um filme que fala sobre várias coisas, mas na verdade, ele se passa muito dentro de uma casa, num condomínio de elite no Rio", conta a filha da atriz Angela Leal.
 'O Lobo Atrás da Porta'
Leandra já havia trabalhado com o diretor Fernando Coimbra antes de "Enforcados". Ele também dirigiu o filme "O Lobo Atrás da Porta" (2013), em que ela interpretou a personagem Rosa. "Quando eu saí do 'Lobo', eu já tinha falado para ele: 'Fernando, o que você quiser, eu faço'", relembra ela, que complementa: "Porque é uma pessoa que eu tenho uma intimidade e uma confiança".
'Queria muito voltar a atuar'
"Os Enforcados" surgiu em um momento em que Leandra queria voltar a atuar, já que se aventurou atrás das câmeras. A artista dirigiu a série "A Vida Pela Frente" (2023), do Globoplay. "Estava num momento que eu queria muito voltar a atuar. Depois de ter dirigido, eu queria ficar só atuando e foi o projeto perfeito que apareceu, porque necessitava de uma entrega, uma dedicação muito radical".
"A Vida Pela Frente" retrata o fim da adolescência de um grupo de amigos em que a morte de um deles, Beta (Flora Camolese), na noite da formatura, faz com os jovens precisem lidar com as consequências da perda. Considerando uma "ótima" experiência, ela pretende repetir a dose: "Vou repetir isso. Eu gosto muito de contar histórias. Acho que é algo que eu me imagino fazendo mais vezes".
Carreira e vida pessoal
Leandra é mãe de Julia, de 11 anos, e de Damião, de 1. A primogênita é do relacionamento antigo com Alexandre Youssef. Já o caçula é fruto da relação atual com o fotógrafo Guilherme Burgos. A diretora reflete sobre a missão de conciliar maternidade e carreira: "É muito boa. Só felicidade. Eu adoro ser mãe. É algo que me completa, que me deixa muito feliz".
*Reportagem da estagiária Mylena Moura, sob supervisão de Isabelle Rosa