Trio Os Garotin é formado por Cupertino, Leo Guima e AnchietxMaria Otávia / Divulgação
Cria de São Gonçalo, trio Os Garotin fala sobre novo trabalho e avalia sucesso
Formado por Anchietx, Cupertino e Leo Guima, grupo está com música na trilha sonora de 'Vale Tudo' e é admirado por Ivete Sangalo
Rio - Dono de hits como "Zero a Cem" e "Queda Livre", o trio Os Garotin conquistou notoriedade nacional e internacional com um som cheio de ginga e misturas de ritmos como samba, soul, funk, R&B e black music. Formado por Anchietx, Cupertino e Leo Guima, crias de São Gonçalo, o grupo lançou recentemente o novo trabalho, intitulado, "Os Garotin Session 2", em todas as plataformas digitais, com cinco faixas, sendo duas compostas por eles e uma solo de cada músico.
"As músicas (individuais) expressam muito o que cada um é. No trio, fizemos a jogada de trazer canções do próximo disco para uma versão ao vivo. A gente é muito fã da gente, não foi difícil escolher (o repertório)", comenta Anchietx.
A faixa principal é "Calor e Arrepio", e Leo diz que a música tem causado essas sensações neles. "Essas novidades que a gente tem vivido, essa experiência de estar crescendo, com certeza, causam um calor arrepiante na gente todos os dias. Essa vida é muito empolgante". Além dessa música, as canções "Simples Assim", "Maldade", "Coração de Lata" e "Força Bruta" serão apresentadas aos fãs.
Cupertino comenta que cada música tem seu encanto. "Acho que cada canção tem seu lugar. Assim como 'Zero a Cem', temos muitas outras. Temos mais de 100 milhões de plays nas nossas músicas só no Spotify. O público ouve todas. Nosso foco nesse trabalho agora é nas cinco faixas. A visão que a gente tem é que repertório é muito mais importante do que pensar em bombar uma, sabe? O que importa para gente é chegar num Circo Voador, em uma Concha Acústica lotada e todo mundo cantando todas canções lançadas. Isso que me impressiona no shows dos Garotin, o público sabe cantar tudo! Só indo para saber como é. E se for, trate de aprender o repertório", brinca.
Amigos desde 2019, Anchietx, Cupertino e Leo despontaram no cenário musical, em 2023, com o primeiro EP "Os Garotin Session", e conquistaram o Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, pela obra "Os Garotin De São Gonçalo", com 12 faixas autorais, no ano seguinte.
Anchietx destaca que a responsabilidade de divulgar um novo trabalho, depois dos estouro do primeiro, é grande. "A gente que é da música usa o termo que o 'sarrafo subiu'. Já acompanhamos alguns artistas que passaram por esse processo de começar, conquistar um público e depois ter essa responsabilidade de mostrar coisas novas. Estamos sentindo isso na pele, porque a gente vem 'do nada', e agora tem uma sensação de que tem pessoas esperando coisas novas da gente", fala.
Cupertino, então, analisa as diferenças entre o 'Session 1 e 2'. "Acho que a maior diferença é que a agora a gente sabe mais quem a gente é artisticamente. Agora, em relação ao repertório ser mais forte ou menos impactante, numericamente falando, a gente não tem como saber. Nossa visão artística do projeto é que a qualidade do repertório é a mesma do primeiro. Mas, sobre expectativa, dessa vez é bem diferente. Agora temos um público enorme esperando as canções. Pela primeira vez vamos para um lançamento onde já existe uma base de fãs consolidada".
Trilha sonora de 'Vale Tudo' e parceria com Caetano Veloso
A canção "Nossa Resenha", de Os Garotin em parceria com Caetano Veloso, integra a trilha sonora de "Vale Tudo", da TV Globo. Anchietx entrega que ficou chocado com a escolha. "A gente não faz ideia que ela ia tocar tanto (na novela). A gente ainda nem digeriu o fato de ter lançado uma música com Caetano Veloso. Todo dia a ficha cai um pouquinho sobre isso... Novela é tipo o sonho do artista. Ele sabe que ele ali ele vai ser visto, que a galera vai ouvir - gente de todas as idades -, no país inteiro. É uma conquista enorme".
Com grandes conquistas, em apenas dois anos, Leo vislumbra uma carreira duradoura. "Estamos focados na música, em continuar com pé no chão. O que a gente quer mesmo é ter uma carreira é longa igual a do Caetano, de poder estar com 80 anos e falar: 'Caraca, cumpri meu papel'. A gente pensa a longo prazo".
"Eu acho que a gente é tão deslumbrado pela música, assim como esses artistas que a gente admira muito eram e são, que eu acho que nossa ficha só vai cair quando a gente parar, e eu não sei se a gente vai parar um dia também", acrescenta Anchietx.
Admiração de Ivete Sangalo
Ivete Sangalo já elogiou o talento do trio em diversas entrevistas e apontou a música "Mais uma história de amor" como uma de suas favoritas. A cantora ainda participou do "Altas Horas", da TV Globo, comandado por Serginho Groisman, com o trio.
"Ivete é uma lenda para gente. Sempre amei ela, sempre. E foi uma honra descobrir esse carinho que ela tinha por nós. Ela é maravilhosa mesmo. No programa do 'Altas Horas', ela fez questão de chamar a gente. Ela é muito maneira, que pessoa incrível", diz Leo.
Relação com São Gonçalo e homenagem em mural
Apesar de não morarem mais em São Gonçalo, Anchietx, Cupertino e Leo ainda frequentam a região e foram homenageados lá com um mural do artista Marcelo ECO.
"Sou muito amigo de uma galera que é da mesma época que o Marcelo e do grafite, das artes plásticas. Já ouço e sei da grandiosidade do Marcelo há um tempão. Eu via os grafites dele por São Paulo, pelo Rio todo, mas não sabia que ele era cria de São Gonçalo. Quando eu soube que ele ia desenhar a gente, falei: 'Não é possível que ele vai pintar a gente, não é possível', lembra Achietx.
Leo reforça a admiração do cantor por Marcelo. "Gosta tanto dele, que toda vez que a gente passa numa obra do Marcelo ECO, ele fala: "Aí, essa obra é do Marcelo Eco". Eu falo: 'Já sei, você já me falou isso antes'. Toda hora ele fala", diverte-se.
Voltar a São Gonçalo, inclusive, tem sido "incrível" para eles. "A galera lá se enche muito de orgulho. Estamos podendo levar o nome da cidade pelo país e a gente quer poder incentivar as pessoas lá, de qualquer lugar", vibra o cantor.




