Vídeo! João Gomes brilha na estreia do Tiny Desk BrasilReprodução de vídeo

Rio - João Gomes, de 23 anos, fez o primeiro show do "Tiny Desk Brasil", nesta terça-feira (7). O projeto foi baseado no formato original criado pela NPR, rádio pública dos Estados Unidos. O cantor brilhou na estreia, cantando hits da carreira de maneira intimista. Vídeo!
"Feliz com essa repercussão boa do nosso 'Tiny Desk Brasil'. Eu só tenho a agradecer a Deus. Eu não tenho nem palavras para dizer o quando é especial. Aos meus amigos da música: 'Tiny Desk' no Brasil significa mostrar para o mundo inteiro onde a música é mais temperada. Onde o povo é mais caloroso no nosso dizer 'diferenciado'", iniciou o artista, em uma publicação no Instagram.
"Tinham umas pessoas de fora do Brasil se emocionando em ver a gente fazendo o som. Que coisa louca. Que sentimento único. Ansioso para assistir mais. E ver brilhar todo mundo que for participar. Uma honra poder falar que fui o primeiro. Uma honra poder falar que esse é o nosso 'piseiro'", celebrou o cantor, através de uma publicação no Instagram.
As canções "Dengo", "Deusa de Itamaracá", "Meu Cafofo", "Pra Que Fui Me Apaixonar" e "Meu Pedaço de Pecado" foram alguns dos sucessos que fizeram parte do repertório do artista. O clica intimista ocorreu principalmente pelo cenário, longe dos palcos e num espaço menor. Mesas, estantes e muitos livros fizeram a composição do ambiente, assim como a bandeira de Pernambuco, representando o Estado onde João nasceu. Como na versão original, cada artista pode levar um objeto para integrar o espaço.
A participação do cantor recebeu muitos elogios. "Que 'acertada' gigantesca com João Gomes na estreia. Viva a música brasileira", vibrou uma usuária das redes sociais. "Ótima escolha para o primeiro episódio.  Brasil tem muito artista bom e autêntico", elogiou um admirador. "Puro talento, emoção e humildade", comentou um seguidor. "Que estreia certeira", disse outra pessoa. "'Tiny Desk Brasil' brilhou começando com João", expressou mais alguém.
'Tiny Desk Concerts' e Milton Nascimento
A versão brasileira é inspirada no sucesso "Tiny Desk Concerts", que está no ar desde 2008. O projeto convidou estrelas, como Alicia Keys, Ne-Yo, Usher e Adele. Em agosto do ano passado, Milton Nascimento, de 82 anos, participou da atração ao lado da jazzista Esperanza Spalding. A gravação foi realizada na sala da casa do cantor, no Rio de Janeiro, pela dificuldade de locomoção. A versão original normalmente recebe os artistas em Washington, Estados Unidos.
Vale lembrar que na última quinta-feira (2), o filho e empresário do ícone da música, Augusto Nascimento, revelou que o pai foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). É o terceiro tipo mais comum da doença e resulta na degeneração e morte de células nervosas cerebrais.
Em março deste ano, o advogado também contou que Milton foi diagnosticado com Parkinson, em entrevista ao "Jornal Nacional", da TV Globo. O filho do artista explicou que ele está com a doença degenerativa há dois anos e que ela traz limitações, já que o cantor também tem diabetes.