Fernanda Lima relata episódio delicado da filha e alerta sobre comportamento de meninosreprodução Youtube

Rio - Fernanda Lima revelou uma conversa que teve com a filha, Maria Manoela, de 6 anos, durante um episódio de seu podcast, "TeraPira". A apresentadora contou que a menina enfrentou uma situação difícil com um colega da mesma idade.

"Minha filha é muito sensível. Recentemente, ela disse que um amigo, da mesma idade que ela, mandou ela calar a boca. Ela ficou muito chateada e veio me contar", relatou Fernanda.

A apresentadora explicou que aproveitou o momento para orientar a filha sobre como reagir diante desse tipo de comportamento. "E eu falei: ‘filha, alguém aqui em casa já te mandou alguém calar a boca? Você já mandou alguém calar a boca?’ Ela disse que não e eu expliquei que provavelmente o amiguinho ouvia isso de alguém em casa ou na escola. É violento, mas ele deve ouvir e está reproduzindo. ‘Eu entendo que você se magoe, mas você vai ter que reagir’", contou.

Reflexão sobre gênero e reação

Fernanda destacou que a filha ainda sente dificuldade em se impor, especialmente diante de meninos. "Ela não tem coragem de se colocar, ainda mais se for um menino. Eu acho que até hoje, eu mesma não conseguiria reagir. Acho que eu ficaria quieta e nunca mais falaria com aquela pessoa. Eu não consigo verbalizar", afirmou.

A apresentadora aproveitou o relato para refletir sobre o comportamento aprendido desde cedo e sobre como isso se reflete nas relações entre homens e mulheres.

Fernanda também contou que Maria Manoela viveu outro episódio com um colega durante uma brincadeira. "O amiguinho falou que ia casar com ela. Ela ficou quieta, não sei como ela reage, mas ele ficou insistindo e deu um beijo no rosto. Isso foi uma crise [para ela]. Ela não quis mais ver ele", disse.

Preocupados com a mudança de comportamento da filha, Fernanda e o marido, Rodrigo Hilbert, decidiram conversar com a menina para entender o que havia acontecido. "Estávamos eu e o Rodrigo colocando ela para dormir, ele [Rodrigo] pediu pra ela [Maria] falar o que tinha acontecido no ouvido dele. E ela contou. Fiquei surpresa, feliz dela ter falado com ele, foi sensível da parte dele dar essa ideia. Mas, quando ela dormiu, ele acendeu a luz e me falou ali: 'foi o primeiro abusinho dela'. Ele ficou chorando, ele chorou. Cinco anos! Nada grave, mas um primeiro abuso, uma primeira passada de limite", relatou.

Aprendizado e alerta

Fernanda disse que a situação a marcou profundamente. "Foi quase um mês guardando isso sem falar", explicou.

A apresentadora encerrou o relato com uma reflexão sobre a importância de educar meninos para o respeito e a empatia. "Eu acho que se os meninos não aprenderem a lidar com as meninas, as próximas gerações vão fugir das relações hetero [sexuais]", opinou.