Denise Stoklos apresenta trilogia de espetáculos: Releitura das mais honestasDivulgação / Leekyung Kim
Denise Stoklos estrela três espetáculos no Rio após 20 anos
Atriz ainda comemora trajetória profissional e adianta novos projetos
Rio - Após 20 anos, Denise Stoklos retorna aos palcos do Rio em dose tripla. A premiada atriz, escritora e diretora estrela os espetáculos "Mary Stuart", neste domingo (8), "Elis Regina" em 13, 14 e 15 de junho; e a leitura de "Um Fax para Colombo" nos dias 20, 21 e 22, no Teatro I Love PRIO, na Zona Sul da cidade maravilhosa.
"É a melhor expectativa possível pois sempre fui muitíssimo bem recebida em todas as ocasiões que me apresentei no Rio", vibra a artista de 75 anos. Ela também adianta o que o público pode esperar das produções. "Uma releitura das mais honestas possíveis junto aos ajustes de timing que o tempo passando exige de uma atriz", destaca.
Criado em 1992 para a ocasião das comemorações do Descobrimento da América, "Um Fax para Colombo" dá voz a um náufrago metafórico, com menção aos navios Santa Maria, Pinta e Niña que chegaram aos nossos cais. O personagem conta os fatos que aconteceram nesse momento histórico. "Toca na questão dos países opressores que vieram nos deixar essa tradição de desigualdade e revolta de todo cidadão consciente dos movimentos da sociedade", explica a atriz.
Já em "Elis Regina" a atriz vive o ícone da música brasileira, que morreu aos 36 anos em 1982. O espetáculo estreou no ano seguinte do falecimento da artista. Denise procura interpretar a sonoridade da voz da eterna "Pimentinha" no decorrer de diversas canções como "Se eu quiser falar com Deus", "Rebento" e "Maria, Maria". "Procurei dar um corpo às interpretações da Elis, que aliás é só o que falta dela para nós, pois sua voz permanece viva nos emocionando permanentemente", diz a diretora, ao destacar a relevância da cantora até os dias atuais.
Completando a trilogia solo, ela apresenta "Mary Stuart", que estreou em 1987 no Teatro La Mama, em Nova Iorque. O espetáculo foi inspirado em vários textos sobre a rainha da Escócia. Sozinha no palco, Denise interpreta Mary e a prima, Elizabeth I, rainha da Inglaterra.
'Teatro Essencial' e Mímica
Nas peças, é utilizado "Teatro Essencial" - criado pela própria Denise - que utiliza mínimo de recursos materiais e o máximo do ator, como corpo e voz. "Trabalho desde sempre com muita gestualidade e versatilidade na voz". Nesse método, o ator também é o diretor e escritor da produção: "Concebi a proposta de 'Teatro Essencial' que engloba o ser atuante e também escrever e dirigir".
Denise começou a carreira em 1968, enquanto cursava Sociologia na PUC do Paraná e Jornalismo na UFPR. Depois de morar no Rio de Janeiro e em São Paulo, mudou-se para Londres, onde especializou-se em mímica e desenvolveu seu estilo próprio de performance solo. Ela, então, utiliza os conhecimentos adquiridos para interpretar os personagens. "Tive formação em Mímica, o que fundamenta muito meu exercício da cena", comenta.
Apresentações na Argentina e São Paulo
Em outubro de 2023, apresentou "Um Fax para Colombo" no Festival Internacional de Teatro Mercosur de Cordoba, na Argentina. A peça, interpretada em espanhol na ocasião, recebeu uma excelente receptividade de publico e crítica". "No decorrer de minha carreira, me apresentei em mais de trinta países e tentando sempre interpretar no idioma local, então agora em Córdoba foi uma revisita a este formato".
Em comemoração ao sucesso e aos 30 anos da peça, se apresentou em São Paulo. Denise, então, relembra a recepção do público paulista. "A reação tem sido bem aberta e interessada, já que os assuntos tratados ainda estão em vigor, deixando-nos em situação de dificuldade de auto respeito e crescimento, em todas as áreas". Agora, o espetáculo segue em turnê, e chega ao Rio.
Carreira e próximos projetos
Com 56 anos de carreira, Denise celebra a trajetória profissional. "Sinto que sempre fui e continuo sendo muito bem tratada por público, diretores, produtores, colegas, crítica. Avalio como uma feliz trajetória plena de momentos gloriosos proporcionados pelos que me assistem tão carinhosamente".
A atriz ainda adianta quais são os próximos projetos. "Continuar dirigindo com Alessandra Maestrini e fazer com ela uma peça que Miguel Falabella está escrevendo e vai dirigir, chamada 'Amanhã', sobre Inteligência Artificial e o futuro. Estou muito entusiasmada com essas novas experiências".
*Reportagem da estagiária Mylena Moura, sob supervisão de Isabelle Rosa


