Rio - Jessica Marques, de 25 anos, faz sua grande estreia em novelas em "Vale Tudo", depois de ganhar notoriedade na série "Justiça 2", do Globoplay. Natural de Salvador, a atriz dá vida à Daniela, uma jovem estudiosa e disposta a ajudar os amigos. Ela, que iniciou a trajetória profissional em 2017, comemora o sucesso da personagem e cita a emoção de estrelar o primeiro trabalho em folhetins em horário nobre.
fotogaleria
"É um prazer enorme, e também uma grande responsabilidade. Minha primeira novela, e logo a das 21h, realmente estreando com pé direito. A Daniela é uma menina do bem, mais jovem do que eu, com 17 anos, e tem sido uma experiência interessante, revisitar meus tempos mais novinha, para dar vida à personagem. Ela é leve, mas com momentos de tensão, se envolve muito com as tramas de seus amigos e parentes e está sempre tentando ajudar, tem sido muito gostoso interpretar a Dani", analisa a atriz.
Graduada em Licenciatura em Teatro na Universidade Federal da Bahia e pós-graduada em Publicidade e Propaganda, Jessica se considera estudiosa assim como a filha de Consuêlo (Belize Pombal) e Jarbas (Leandro Firmino), e irmã de André (Breno Ferreira).
"Sempre digo que tenho um pouco da Daniela em mim, e também acho a família muito parecida com a minha da vida real. Sempre gostei muito de estudar, tirava notas boas, tinha minha mãe dona Rosemary para ficar no pé, igualzinho a Consuêlo faz com a Daniela, e tudo isso foi muito importante, para construir quem eu sou hoje", analisa a artista, que tem uma boa relação familiar na vida real.
"Minha família por parte de mãe é bem pequena, mas por parte de pai é gigante. Tenho uma boa relação com eles, cresci com minhas tias, minha avó, meu irmão, meu pai e minha mãe por perto. Busco sempre retribuir tudo que minha família me deu, de afeto, de respeito e de oportunidades. Perdi minha mãe há três anos. Eu já era próxima da minha família, após o falecimento fiquei ainda mais, somos unidos. Família é a base de tudo. Atualmente, moro no Rio de Janeiro, mas sempre que posso, vou visita-lós (em Salvador)".
Na história, Daniela concilia os estudos da faculdade de Direito com a venda dos sanduíches de Raquel (Taís Araujo) na praia. A jovem ainda tem tempo para ser uma boa amiga e conselheira. Ela já até deu dicas para Lucimar (Ingrid Gaigher) sobre questões relacionadas à pensão de Jorginho (Rafael Fuchs), fruto da breve união da faxineira com Vasco (Thiago Martins).
Esse é mais um ponto em comum entre as duas."Eu sempre digo para as minhas amigas, que sou a psicóloga não remunerada delas. Adoro dar conselhos, acho mais fácil aconselhar do que seguir meus próprios conselhos, tenho isso em comum com a Daniela, quero sempre ver os meus amigos bem, ouço suas historias repetidas, rio daquela mesma piada, porque amizade é isso, é ter com quem contar", analisa.
Há mais de um mês no ar, Jessica lista os desafios e aprendizados com este papel em "Vale Tudo". "Todos os dias é um novo desafio, fazer novela é algo diferente para mim, mas o bom da novela é que a gente consegue se ver e corrigir o que acha que pode melhorar. A Dani é bem calma, eu não sou tanto, então ela me inspira a tentar ser um pouco mais zen", diverte-se.
Mudanças da história no remake
Diferente da primeira versão da novela, exibida em 1988, o núcleo familiar de Daniela, desta vez, é composto por atores negros. Ela também deixou de ser sobrinha para ser filha de Jarbas e Consuêlo.
"Ter uma família pretinha retinta, em horário nobre, é muito significativo! Observando que na primeira versão de Vale Tudo, só tinha dois atores negros (uma era a empregada e o outro roubava em cena), nesse remake ter uma família funcional, com uma mãe secretária executiva, a Daniela estudante de direito, destaque da turma, realmente tem um peso, e é muito representativo fazer parte disso", opina a artista.
Para não ser influenciada, ela preferiu não assistir à toda obra de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. "Eu assisti alguns trechos, pelas redes sociais, mas não assisti a novela inteira. Não queria me influenciar, queria fazer a Daniela que eu acredito, já que a sua história na trama mudou muito. Mas minha família assistiu na época, e acabou me dando uns spoilers e dicas importantes".
Jessica também diz que não teve a chance de pegar dicas com Paula Lavigne, que viveu Daniela na primeira versão de 'Vale Tudo', até o momento."Não tive a oportunidade de conversar com a Paula, queria muito ter esse encontro. Ela interpretou a Daniela de um forma genuína, espero estar conseguindo representar a altura", pontua.
"Justiça 2"
Além de "Vale Tudo", os fãs de Jessica podem conferir o trabalho dela na série "Justiça 2", disponível no Globoplay. Na obra, ela interpreta Larissa, par romântico do Balthazar (Jua Paiva). "Meu primeiro projeto na Globo, com essa personagem cheia de camadas e nuances! Uma experiência única e muito importante para minha formação. Eu tive a sorte e o prazer de contracenar com o Juan Paiva, que é um gigante em cena, aprendi muito com ele, Larissa foi um presente e tanto na minha vida", afirma.
Na trama, Larissa se relaciona com Balthazar antes dele ser preso injustamente. Depois dele sair da cadeia, os dois reatam o romance. Assim como a personagem, Jéssica diz que também lutaria por justiça e pelo amor. "Com certeza. Sou uma libriana raiz, então prezo muito pela justiça, defendo os meus com unhas e dentes!".