Suzana PiresReprodução / Instagram

Rio - Suzana Pires dará vida à protagonista da nova adaptação cinematográfica de "Tieta do Agreste", clássico de Jorge Amado. Além de interpretar o papel principal, a artista também assina o roteiro do longa, que será dirigido por Joana Mariani e produzido por Eliane Ferreira.

"Tieta" pretende apresentar a personagem sob "um novo e feminino olhar". A proposta é reimaginar a narrativa a partir de uma perspectiva centrada na vivência feminina, com as camadas de complexidade da personagem e sua força simbólica.

"A ideia é destacar como Tieta é um símbolo de resiliência e liberdade", afirmou Suzana, que acumula mais de três décadas de carreira como atriz e duas como roteirista. A trama dará ênfase à relação entre Tieta e sua irmã Perpétua, figuras que, de acordo com a produção, representam "liberdade e castração", respectivamente.

Ambientado nos anos 1970, o romance acompanha o retorno de Tieta a Santana do Agreste, 26 anos após ter sido expulsa da cidade sob acusações de conduta indecorosa. A obra já foi levada à televisão em 1989, com Betty Faria no papel principal, e ganhou uma versão para os cinemas em 1996, estrelada por Sônia Braga e Marília Pêra.

A nova adaptação busca consolidar a figura de Tieta como uma protagonista feminina forte, capaz de dialogar com o público internacional. Ainda não há previsão de estreia para o longa nos cinemas brasileiros.