Rio - A Associação de Guias de Turismo de Petrópolis utilizou as redes sociais para criticar a reportagem exibida no "Mais Você", da TV Globo, sobre uso de Inteligência Artificial (IA). A apresentadora Ana Maria Braga desagradou, ao falar sobre o uso da tecnologia para criação de roteiros de viagem e mais.
fotogaleria
"A novidade agora é que você pode e deve tornar cada viagem inesquecível com a ajuda da IA. A Inteligência Artificial chegou no nosso milênio para mudar o jeito que a gente olha as coisas. No turismo, a Inteligência Artificial ajuda desde o deslocamento até o planejamento da viagem detalhado, com roteiro e tudo", falou a apresentadora, no programa que foi ao ar nesta sexta-feira (18).
Em seguida, a reportagem mostrou na prática a utilização da tecnologia para chegar em destinos turísticos do Rio, como o Museu do Amanhã e Escadaria Selarón, no Centro.
A associação compartilhou uma "nota de repúdio" no mesmo dia. "A Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP) fundada há 41 anos, sendo a mais antiga do Rio de Janeiro e uma das três mais antigas do Brasil, recebeu com repulsa e indignação a reportagem veiculada no dia de hoje, 18 de julho de 2025, pelo programa 'Mais Você', da TV Globo, com a apresentação de Ana Maria Braga, onde a apresentadora estimula que turistas utilizem a IA para realizar passeios turísticos, utilizando como exemplo passeios no Rio de Janeiro".
"Gostaríamos de informar que essa função cabe ao guia de turismo, única profissão regulamentada do Turismo Nacional através da Lei Federal 8.623/1993 e que torna responsável pela condução de turistas, prezando por sua segurança e integridade. Não podemos permitir que tamanha desinformação seja veiculada de forma irresponsável ao povo brasileiro".
"Além do desrespeito promovido gratuitamente à categoria de Guias de Turismo ao dizer que 'guia de turismo está ultrapassado', a apresentadora estimula que as pessoas criem roteiros por conta própria, o que também desrespeita à função dos agentes de viagens e até de turismólogos, que são profissionais importantes do segmento turístico e que diariamente sofrem com a desinformação. É importante que os canais de comunicação informem-se sobre a legislação vigente referente as profissões e seus desdobramentos antes de veicular desserviços como o que podemos assistir hoje pela manhã no programa 'Mais Você'".
"A tecnologia é um mecanismo importante para o desenvolvimento do turismo, mas jamais substituirá profissionais qualificados e que dedicam suas vidas ao trabalho que realizam. Somente no Rio de janeiro somos mais de 10 mil profissionais representando 34% dos Guias de Turismo do país. Exigimos respeito e responsabilidade por parte dos canais de comunicação e seus apresentadores. A AGP repudia veementemente a abordagem irresponsável da apresentadora Ana Maria Braga e gostaríamos que ela se retratasse publicamente após proferir tamanhos absurdos acerca da nossa profissão. Somos guia de turismo e exigimos respeito", finalizou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.