’Terra Nostra’: Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda)Divulgação / TV Globo

Rio - Exibida originalmente em 1999, a novela "Terra Nostra", sucesso de Benedito Ruy Barbosa, retorna à TV Globo em setembro, no "Edição Especial". A obra mostra a saga da imigração italiana no final do século XIX e seus efeitos na formação da sociedade brasileira nas décadas seguintes a partir do romance entre um jovem casal de italianos, Matteo e Giuliana, interpretados por Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio.
Em 1894, milhares de camponeses italianos fugiam da grave crise econômica que assolava a Europa para tentar a sorte em terras brasileiras. Entre os imigrantes está o casal Julio (Gianfrancesco Guarnieri) e Ana (Bete Mendes), acompanhados da filha, Giuliana (Ana Paula Arósio). A bordo do navio em que viajam, a jovem conhece Matteo (Thiago Lacerda), um empreendedor, e os dois se apaixonam.
Após a morte dos pais de Giuliana durante o trajeto, os jovens decidem enfrentar juntos o futuro incerto, mas se perdem no desembarque, seguindo caminhos diferentes. Depois de chegar ao Brasil, Matteo consegue emprego na colheita de café da fazenda do coronel Gumercindo (Antônio Fagundes), no interior de São Paulo, mas logo entra em conflito com o patrão. Contrariando o fazendeiro, ele se torna porta-voz dos trabalhadores rurais e lidera reivindicações por melhores condições de trabalho.
O jovem italiano, contudo, conquista a confiança do coronel ao aceitar se casar com sua filha mais velha, Rosana (Carolina Kasting), apesar de nunca ter esquecido Giuliana. A moça, por sua vez, é acolhida pela família de Francesco Maglianno (Raul Cortez), imigrante italiano amigo de seus pais.
Na mansão da família, na capital paulista, o filho bon vivant do patriarca, Marco Antônio (Marcello Antony), se apaixona por Giuliana, embora seja rejeitado por ela, que permanece decidida a reencontrar Matteo. Quando Francesco, que havia prometido ajudá-la a encontrar o amado, finalmente o localiza, ele já está casado com Rosana. Decepcionada, Giuliana decide reconstruir sua vida e aceita se casar com Marco Antônio.

A novela teve como uma de suas inspirações as memórias de infância de Ruy Barbosa, que conviveu e brincou com filhos de imigrantes italianos – experiência que o ajudou a retratar a colônia. O autor também é responsável por folhetins como "Renascer" (1993) e "O Rei do Gado" (1996).