Rio - William Bonner, de 61 anos, usou o encerramento do "Jornal Nacional" desta segunda-feira (1°) para explicar a saída do programa após quase três décadas. O apresentador, que será substituído por César Tralli a partir de 3 de novembro, fará dupla com Sandra Annenberg no comando do "Globo Repórter" em 2026.
fotogaleria
"Estou concluindo meu ciclo profissional aqui no 'JN'. [...] É muito estranho falar de mim aqui no 'Jornal Nacional', mas vamos lá, a minha decisão de mudar de atividade já tem cinco anos, ela surgiu no momento em que muita gente também repensou a vida profissional, quando a pandemia estava no auge", iniciou ele.
O jornalista relatou que a falta de tempo para ficar perto da família pesou na escolha profissional. "Naquela época, um dos meus três filhos estava de mudança para estudar em outro país. Eu sentia que nos meus dias só cabiam as coisas que eu precisava fazer, mas ficavam de fora coisas que eu também gostaria de fazer. A conta não estava fechando, só que era um momento muito difícil para fazer um movimento desses", disse.
Bonner completou o raciocínio sobre os motivos para sair do telejornal. "Essa é uma mudança que demanda tempo, pra se preparar os sucessores. E nós viemos fazendo isso ao longo de cinco anos. Muito bem. Hoje, eu tenho dois, não um, filhos morando e trabalhando no exterior. Hoje, eu tenho uma história de 29 anos de Jornal Nacional e nessa primeira semana de setembro eu completo 26 anos como editor-chefe".
Por fim, o atual companheiro de bancada de Renata Vasconcellos abordou o novo projeto que assumirá no próximo ano. "De todos os programas do jornalismo que já existiam aqui na Globo quando eu cheguei, no século passado, em 1986, o 'Globo Repórter' é o único onde eu nunca trabalhei. E lá, além de encontrar amigos de décadas, eu vou fazer reportagens e formar uma dupla de apresentação com a Sandra Annenberg, que é uma dessas amizades muito antigas", afirmou.
O anúncio das mudanças no jornalismo da emissora aconteceu na tarde desta segunda-feira (1°). Além de César Tralli e William Bonner, outros dois profissionais foram remanejados: Roberto Kovalick vai assumir o "Jornal Hoje" enquanto Tiago Scheuer preenche a vaga do colega no "Hora Um".
.@realwbonner: "A minha decisão de mudar de atividade já tem 5 anos. Ela surgiu no momento em que muita gente também repensou a vida profissional, quando a pandemia estava no auge." #JornalNacionalpic.twitter.com/A6AHjZKmYE
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.