Mah DuartePriscila Nicheli / Divulgação
Mah Duarte vive primeira protagonista em 'A Vida de Jó' e reflete: 'Cada degrau é importante para carreira'
Intérprete de Raquel na minissérie bíblica, atriz fala sobre carreira, desafios e sonhos
Rio - Depois de chamar atenção como a personagem Adina na 13ª temporada da série "Reis", da Record, Mah Duarte dá um novo passo na trajetória artística. Aos 18 anos, a atriz carioca interpreta Raquel, uma das protagonistas jovens da minissérie "A Vida de Jó", que estreia no dia 15 de setembro na emissora. Filha de José (Fernando Galvão) e Azenate (Francisca Queiroz), a personagem é o par romântico de Jó (Enzo Krieger) e figura central nos conflitos familiares da narrativa.
"Foi uma personagem difícil de construir, com muitas camadas. Como não há referências da fase jovem da Raquel na Bíblia, tivemos que olhar para as ações futuras dela e criar a vivência de uma mulher com desafios pessoais e emocionais, além dos traumas. Depois que entendemos a história dela, o sofrimento que ela viveu, que não foi só o Jó que perdeu os 10 filhos, mas ela também, e que foi doído, dá para compreender melhor suas atitudes", conta Mah.
A atriz destaca que a maior dificuldade do papel foi lidar com a ausência de fé de Raquel em contraponto à postura inabalável de Jó. "Ela não tinha relação com Deus e isso dificultou essa travessia de uma jornada turbulenta em que Jó permanecia com a fé mesmo depois de perderem tudo. Esse contraste foi o que mais me desafiou e, ao mesmo tempo, me fez mergulhar de verdade nessa personagem".
Para Mah, a personagem pode dialogar com muitas espectadoras, principalmente meninas. "A Raquel é uma jovem que lida com inseguranças, expectativas familiares e amorosas, e também com mágoas profundas. Acho que muitas meninas vão se enxergar nesse processo de amadurecimento, de aprender com as dores e, ao mesmo tempo, encontrar força no amor e na fé. Ela é muito querida também. Sou suspeita para falar."
Apesar de estar em uma produção bíblica, atualmente disponível na plataforma Univer Vídeo, a artista não se declara religiosa praticante, mas afirma que a fé tem papel fundamental na vida dela. "Não sou de frequentar missa ou algo assim, mas tenho uma fé inabalável em Deus. Sou muito grata por tudo o que Ele tem colocado na minha vida, inclusive por essa oportunidade incrível de viver a Raquel".
De Adina a Raquel
A estreia em "Reis", em fevereiro, foi decisiva para Mah. "A Adina foi minha primeira grande escola, posso dizer isso. Ela me mostrou a força da determinação. Sempre fui determinada, mas também era muito tímida e já perdi oportunidades como atriz por vergonha, mas viver a Adina me fez entender que só eu mesma posso me impedir de chegar onde quero", reflete.
A personagem bíblica guerreira, forte e destemida, deu segurança para que a atriz enfrentasse o desafio de viver sua primeira protagonista. "Ela me preparou técnica e emocionalmente, me deixou mais segura no set e me mostrou que cada degrau é importante. Graças a ela, tive coragem para encarar o desafio ainda maior que foi dar vida à Raquel".
Carreira, fé e inspirações
Mah carrega uma base sólida profissional construída no teatro e no cinema. Ela começou cedo: aos 2 anos participou de campanhas publicitárias, aos 13 ingressou no Tablado, tradicional escola carioca de teatro, e cresceu em meio a influências artísticas — seu avô e pai são artistas plásticos, e o tio-avô, autor de mais de 30 livros sobre teatro. "Quando percebi que podia contar histórias que tocam as pessoas, não tive mais dúvidas", resume.
A jovem também lembra que, no início da carreira, enfrentou olhares duvidosos. "Foram poucas pessoas, mas que eram, de certa forma, próximas. Achava indelicado e, como sou sensível, imaginava: 'com que propósito?!'. Mas nunca baixei a cabeça para uma fala assim. Tenho muita certeza do que quero e vou atrás. Conquistar um papel tão importante no meu segundo trabalho na TV em pouco tempo é uma dessas respostas".
Hoje, com mais de 1,5 milhão de seguidores nas redes sociais, ela encara a visibilidade como uma responsabilidade. "Não é um vídeo puramente comercial, é um conteúdo que tem um coração por trás, que tem um intuito de incentivar as pessoas a abraçar seus sonhos", explica.
Com o público, a artista gosta de compartilhar seu estilo de vida e reflexões. Fora das câmeras, valoriza momentos simples: "Sou muito ligada à minha família e amigos, então adoro passar tempo com eles. Também gosto de ouvir música, ler, assistir filmes e séries. Acho importante ter esses momentos de simplicidade, porque é daí que vem a energia para encarar os desafios da carreira."
Sonhadora, Mah admite que deseja ampliar horizontes. "Tenho uma vontade de viver meio tudo que a arte me permitir. Quero poder viver o cinema, uma novela, série... Quero estar em produções diferentes. Especificamente para agora, um filme de romance seria maravilhoso. Sou uma pessoa muito apaixonada e que acredita no 'felizes para sempre'".






