Mulher de Bruce Willis, Emma Heming desabafa sobre demência do ator: ’Doença muito agressiva’Reprodução / Instagram

Rio - Emma Heming, mulher de Bruce Willis - diagnosticado com demência frontotemporal em 2022 -, desabafou sobre a doença do marido, em entrevista ao "Fantástico", da TV Globo, neste domingo (28). Recentemente, a escritora lançou o livro "O Rumo Inesperado", onde contou como ela e a família enfrentaram o estado de saúde dele. Ela, ainda, relembrou o início.
"Eu ouvi de diferentes neurologistas que esta é a pior de todas as demências. E no começo é muito difícil identificar os sinais porque eles vêm aos poucos", disse ela. No astro de Hollywood, conhecido por estrelar diversas produções, incluindo a franquia "Duro de Matar", os sintomas apareceram de maneira isolada.
Os rumores da doença surgiram em 2015, quando ele estava em cartaz com a peça "Misery", em Nova Iorque. O ator precisou usar ponto eletrônico porque não conseguia decorar as falas. "A gente foi percebendo que tinha algo estranho na forma que Bruce se comunicava. Quando era criança, tinha muita gagueira e foi superando isso ao longo dos anos para poder atuar. Quando a gagueira voltou, eu jamais poderia imaginar que aquilo era um sinal da demência", recordou Emma.
A escritora revelou que antes de saber o diagnóstico teve dúvidas sobre o próprio casamento. "Às vezes eu pensava: 'Ele está falando sério? Ou está fingindo? Ou eu estou ficando louca?" A desconexão era sútil, mas cada vez mais frequente".
Além disso, comentou sobre a dificuldade de assumir o papel de cuidadora do marido. "Eu nunca tinha lidado com alguém com demência. Precisei de um tempo para assumir esse papel de cuidadora, e no começo eu queria resolver tudo sozinha. Eu pensava: 'O Bruce é meu marido, meu amor. Só eu posso fazer isso'. Eu era muito resiste à ideia de aceitar ajuda. Quando a doença dele começou a evoluir, um neurologista me alertou: 'Cuidadores que não pedem ajuda ou não ajudam a si mesmos, podem morrer antes das pessoas que eles amam. Ouvir isso foi um choque de realidade, porque não quero que nossas filhas percam o pai e a mãe. Foi aí que eu entendi que pedir ajuda era muito importante".
Ao ser questionado sobre o estado de saúde de Bruce, ela revelou: "É uma doença muito agressiva. Mas acho que no geral ele está se saindo muito bem", falou Emma, que é casada com o ator desde 2009. O ator é pai de Mabel, de 13 anos, e Evelyn, de 11. O Bruce tem mais três filhas, Rumer Glenn, 37, Scout LaRue Willis, 34, e Tallulah Belle Willis, 31. Elas são frutos do antigo casamento do artista com a atriz Demi Moore. O ex-casal ficou junto de 1987 até 2000. Apesar do término, eles mantém relação amigável.
"Nós temos a sorte de ter uma família unida que se apoia. Ele tem três filhas mais velhas com a Demi e que estão presentes de um jeito único e especial. O Bruce está cercado por muitas mulheres, todas o amam e se importam profundamente com ele", contou Emma.
Demência frontotemporal
Também conhecida como DFT, aafeta as partes frontal e temporal do cérebro. Com o tempo, provoca mudanças na personalidade, dificuldades na fala e compromete os movimentos.