Leticia Vieira e Alanis Guillen estrelam série ’Vermelho Sangue’TV Globo / Paulo Belote
Leticia Vieira e Alanis Guillen estrelam a série 'Vermelho Sangue'
Produção estreia no Globoplay com seis episódios, nesta quinta-feira (2)
Rio - Com Leticia Vieira e Alanis Guillen nos papéis principais, a série "Vermelho Sangue" estreia nesta quinta-feira (2), no Globoplay. Na trama, as atrizes dão vida à Luna - uma 'lobimoça'- e Flora - uma humana. Os caminhos das jovens se cruzam na fictícia Guarambá, localizada no Cerrado Mineiro, apesar das diferenças. A produção, que reúne terror, fantasia e romance, chega à plataforma de streaming com seis episódios inéditos. Os outros quatro serão disponibilizados no dia 9.
Na história, criaturas fantásticas compõe o cenário onde os caminhos de Luna e Flora se encontram. A relação das jovens é acompanhada pelos vampiros de 200 anos, Michel (Pedro Alves) e Celina (Laura Dutra), que chegam à cidade fingindo serem irmãos. No entanto, eles escondem um segredo: a real motivação da VPTech. A empresa, em questão, investe em uma pesquisa com materiais genéticos de lobos-guarás para desenvolver uma substância que impeça que eles sejam queimados pelo sol.
Sem saberem as reais intenções dos "irmãos" forasteiros, as duas têm em comum a sensação de não caberem nos lugares onde vivem. Enquanto a filha de Carol (Heloisa Jorge) carrega o peso de transformar-se em lobo-guará a cada lua cheia e deseja uma 'cura' para sua condição herdada pelo pai, que a abandonou quando ainda era bebê, a neta da dona Barbina (Bete Mendes) é vista como uma figura estranha, pois deseja ser e viver o extraordinário.
"A Flora tem essa inquietação e essa coragem. E é uma menina muito extrovertida também", conta Alanis, de 27 anos, ao admitir que a história mística e tais características da personagem foram motivos de insegurança no início do trabalho: "Me deu vários medos".
A parceria com a equipe da série e o processo de caracterização da personagem foram fundamentais para a construção da trama, de acordo com a artista. "A caracterização dessa série é uma coisa muito extraordinária. Não só o figurino, mas a criação das personagens com cada detalhe de maquiagem e de fio de cabelo", elogia Alanis, que irá integrar a nova novela "Três Graças", que ocupará a faixa das 21h da TV Globo, a partir do dia 20 de outubro.
Leticia também destaca a importância dessas características físicas para dar o ar de fantasia da produção, já que a personagem, ao se transformar em lobo-guará, surge com garras, presas, olhos coloridos e mais. "Quando você está com lentes, unhas e o canino, vem uma coisa mais forte".
Com histórias populares, cenas na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e a representação do lobo-guará, o maior canídeo silvestre da América do Sul, a série é cheia de brasilidade. Intérprete de Luna, Leticia celebra a chance de integrar um projeto com folclore nacional.
"É muito real dentro da nossa cultura as histórias e esses mitos de lobisomem. Mas assim, quando eu consumia esses trabalhos, esses filmes do gênero, era tudo muito lá de fora, com uma linguagem muito norte-americana. E aí, estamos fazendo um trabalho que tem muitos códigos brasileiros. A gente está falando de um símbolo do Brasil, que é o guará, que tem essa cara do cerrado mineiro", vibra a atriz.
Conhecida pelo público pelo papel como personagem Gilda, em "Vale Tudo", a atriz recorda as origens na Baixada Fluminense e reforça que seu primeiro trabalho como atriz foi em "Vermelho Sangue". "Eu nunca tinha atuado na minha vida. Venho de Belford Roxo, uma cidade muito simples e apagada no mapa do Rio de Janeiro. Então, eu cresci sem oportunidade de fazer um curso ou conhecer o teatro. Conheci o teatro muito tarde, já com 22 anos. Hoje eu tenho 26 e surgiu a oportunidade de fazer um teste para a TV Globo", lembra.
"Na hora que eu recebi esse convite, eu fiquei muito assustada, porque eu falei: 'Gente, eu não sei olhar para a câmera, como que isso vai ser?' E aí, no processo eu fui me descobrindo, contei com pessoas incríveis que acreditaram muito em mim muito", acrescenta.
Ela, por fim, cita a responsabilidade de estrear no audiovisual como protagonista. "Vou ser para sempre grata, porque me descobri como Leticia, como atriz, como artista. E protagonizar teve um peso muito grande, porque foi desafiador para mim. Já era um grande desafio atuar. Protagonizar tinha o peso maior".
Além de Alanis e Leticia, o elenco da série conta com nomes como: Alli Willow, Ana Clara, Fafá Renó, Flávio Souza, Rogeann Bibiano e Rodrigo Lombardi. A segunda temporada da produção, com direção artística de Patricia Pedrosa e roteiro de Claudia Sardinha e Rosane Svartman, já está confirmada para 2026.
*Reportagem da estagiária Mylena Moura, sob supervisão de Isabelle Rosa



