Luellem de Castro e Luis Miranda apresentam o Falas NegrasReprodução de vídeo
Luellem de Castro e Luis Miranda comandam o especial 'Falas Negras', na TV Globo
Atração será exibida nesta quinta-feira (20), dia da Consciência Negra
Rio - Sob o comando de Luellem de Castro e Luis Miranda, o "Falas Negras" será exibido na TV Globo, nesta quinta-feira (20), dia Consciência Negra, após a novela "Três Graças". Com humor, ironia e crítica social, a atração abordará a temática racial, incluindo as vivências da popuçação negra no dia a dia e termos preconceituosos, e promoverá reflexões aos telespectadores.
"Eu acho que, para nós pretos brasileiros, o programa é a possibilidade de discutir questões do nosso cotidiano e isso sendo levado para uma maior quantidade de gente. Acho que não só os pretos precisam ouvir, mas os brancos também", diz o apresentador Luis Miranda.
Luellen de Castro também opina sobre a atração. "O 'Falas Negras' é uma oportunidade de abordar uma história que a gente devia falar um pouquinho mais ao longo do ano. O programa celebra e também ajuda as pessoas a verem as coisas de um outro lado. Eu acho divertido, interessante e educativo", afirma.
De acordo com o Censo 2022 do IBGE, a população negra (preta e parda) no Brasil representa 55,5% do total. Mesmo sendo a maioria, o racismo ainda é uma realidade no país. Luis, então, destaca que o humor pode ser um grande aliado luta na contra o preconceito.
"O humor vem sendo um aliado para várias lutas. Eu acho que no racismo também, tem uma maneira importante para a gente usar. O humor é um aliado muito importante para a gente discutir temas indigestos na sociedade. Política, religião, racismo. Eu acho que ele tempera bem o assunto. Todos aqueles assuntos que a gente finge que não pode falar. Aqueles assuntos que estão ali velados por debaixo do pano, entendeu? Aí o humor vai lá e dá uma apertada. Maravilhoso isso!", analisa.
Dirigido por Naína de Paula, com roteiro final de Verônica Debom e direção artística de Matheus Malafaia, o especial ainda reunirá outros grandes nomes como Ícaro Silva, Haonê Thinar, Pedro Ottoni, Luisa Perissé, Digão Ribeiro, Magda Gomes, Thamirys Borsan e Fernando Caruso, além da comediante Tatá Mendonça, que apresentou "Falas de Acesso", em setembro.






