Raduan NassarDivulgação / Companhia das Letras

Rio - "Lavoura Arcaica" foi o livro escolhido em votação aberta ao público para homenagear um dos mais importantes autores vivos da história da literatura, vencedor do Prêmio Camões, Raduan Nassar, no encontro de junho do Clube de Leitura CCBB 2023. O encontro acontecerá no dia 14 de junho, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, no 5º andar do CCBB Rio, com entrada gratuita.
O cineasta Luiz Fernando Carvalho, diretor do filme homônimo, é um dos convidados para a leitura a partir também do filme que, segundo a curadora do Clube de Leitura, Suzana Vargas, transpõe para o cinema com incrível poesia e plasticidade os conflitos dos personagens.
De acordo com Suzana, que mediará o encontro que conta ainda com o estudioso da narrativa contemporânea brasileira Italo Moriconi, e a participação virtual do escritor e psicanalista Renato Tardivo, a obra de Nassar é inovadora, com forte carga dramática e de linguagem visceral, trazendo para nossa literatura um modo novo de registrar os conflitos sociais a partir de campos mais específicos , como a família, o sexo, as relações dos personagens com a terra e o ambiente rural.
“Nassar coloca pela primeira vez com toda a crueza, sublinhada pela poesia, a nossa condição humana tão frágil quando impulsionada por seus instintos mais primitivos. Trazemos também à cena o Raduan cuja linguagem extremamente imagética pode ser transposta para o cinema, a exemplo de Lavoura Arcaica”, avalia Suzana.
Os vídeos dos encontros ficam disponíveis, na íntegra, no YouTube do Banco do Brasil. O projeto vai até dezembro de 2023 e já contou, este ano, com as participações de Conceição Evaristo, Mia Couto e Antonio Torres.