Carol Zappa e Suhellen Kessamiguiemon são as autoras do livro ’Quem Tem Medo de Faxina?’Desirée do Valle
No livro 'Quem tem medo de faxina?', autoras ajudam a cuidar das tarefas domésticas de forma leve e eficiente
A jornalista Carol Zappa e a ex-diarista Suhellen Kessamiguiemon se uniram para lançar um guia prático, fácil de ler, de consultar, repleto de ilustrações, esquemas e tabelas
Rio - Quem nunca reclamou de ter que faxinar a casa que atire a primeira pedra! As tarefas domésticas quase sempre requerem muito tempo e esforço, mas é possível fazer isso de forma eficiente, leve e — quem sabe? — até mesmo divertida. Pensando em um jeito de tornar este serviço menos trabalhoso, a ex-diarista Suhellen Kessamiguiemon, que ganhou projeção nacional durante a pandemia ao compartilhar no Instagram truques e receitinhas caseiras com suas seguidoras, se juntou a jornalista Carol Zappa para lançar o livro "Quem Tem Medo de Faxina?" (Ed. Intrínseca).
"O livro traz várias dicas, truques e passo a passo para limpar e arrumar a casa — e mantê-la assim. A ideia é que a faxina deixe de ser vista como um peso e passe a ser incorporada no dia a dia de forma prática, leve e até prazerosa", explica a jornalista Carol Zappa.
As autoras garantem que a obra é útil tanto para quem já está acostumado com as tarefas domésticas, como para quem é iniciante. "Eu sempre digo que não sabemos de tudo e todo dia conseguimos descobrir coisas novas. O livro vai servir para ajudar quem não saca nada de faxina e vai agregar na vida de quem já lida com isso desde sempre", garante Suhellen.
"São fórmulas de produtos caseiros para substituir os químicos, truques para limpar lugares específicos... E também ajuda a organizar a rotina de limpeza por meio de cronogramas e listas. Nunca levei muito jeito, principalmente para arrumação, sou meio desorganizada em casa. Seguir os cronogramas da Suhellen me ajudou a focar", completa Carol, que começou a usar as dicas da ex-diarista em casa.
"As dicas de produtos caseiros são ouro, tanto para quem quer evitar produtos químicos como para quem não tem em casa à mão na hora da faxina. Volta e meia recorro ao livro para consultar os capítulos atrás de alguma dica específica, como eliminar os mosquitinhos do banheiro, que produto usar em cada cômodo", diz a jornalista.
Louca do Vinagre
Suhellen é tão adepta das receitinhas caseiras, que ficou conhecida como a "louca do vinagre". "Eu ainda fazia faxina na casa das pessoas e usava vinagre sempre, em tudo. Tinha uma casa que um dos donos não gostava do cheiro e eu não fazia ideia porque a esposa dele já fazia uso no vinagre nas lavagens de roupa... Aí um dia ele chegou em casa e eu tinha usado vinagre pra fazer a limpeza. Ele fez uma cara estranha e me perguntou se eu tinha tomado banho de vinagre", relembra.
"Ele disse: 'Suh, a casa está cheirando a salada!'. Foi aí que eu me dei conta que talvez eu pudesse ter exagerado no vinagre. Todos rimos e eu nunca mais fui chamada pra limpar lá. Brincadeira! Eu segui limpando a casa deles", completa, aos risos.
Perigo
Mas Suhellen também alerta para os perigos de misturar produtos químicos. "Eu não tenho olfato direito devido a um acidente, na verdade uma experiência de quase morte, após misturar vinagre e água sanitária. Nunca façam isso", alerta a ex-diarista, que conta qual o segredo para uma faxina perfeita.
"Para saber o segredo vocês vão ter que ler o livro... Mas eu sempre digo que o maior erro é tentar fazer tudo de uma vez. Isso sobrecarrega e desgasta demais. O ideal é fazer por etapas e tentar seguir um cronograma", explica.
Sessão de autógrafos
Na próxima quinta-feira, dia 29, a jornalista Carol Zappa receberá os leitores para uma sessão de autógrafos no espaço gastronômico Prosa na Cozinha, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, a partir das 18h30.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.