Cormac McCarthy morre aos 89 anos em Santa Fé, no Novo MéxicoAFP
Autor de 'A Estrada' e 'Meridiano de Sangue', Cormac McCarthy morre aos 89 anos
Escritor era conhecido por romances que retratam violência e niilismo, além da busca por reflexões existenciais
Rio - O autor Cormac McCarthy morreu aos 89 anos, em sua casa, em Santa Fé, no Novo México, nesta terça-feira. A informação foi confirmada pela editora que publicava as obras do escritor, Knopf. A causa da morte não foi informada.
Cormac McCarthy é vencedor do Prêmio Pulitzer de "ficção" pelo romance "A Estrada", uma obra pós-apocalíptica, que aborda temas comuns ao autor como o niilismo. Na romance, McCarthy mostra um futuro desolador para a humanidade e traz como protagonistas um pai e seu filho vagando por regiões desérticas dos Estados Unidos.
Nascido em Rhode Island, nos Estados Unidos, em julho de 1933, McCarthy é um dos grandes nomes da literatura norte americana. Ele é o autor de obras como "Meridiano de Sangue" (1985), "Todos os Belos Cavalos" (1992), "Onde Os Velhos Não Têm Vez, cuja adaptação para o cinema ficou com o título "Onde Os Fracos Não Têm Vez".
Depois de um hiato de 16 anos, Cormac McCarthy publicou seus últimos livros, "O Passageiro" e "Stella Maris" em 2022. O autor foi casado três vezes e deixa dois filhos, Cullen McCarthy, fruto do casamento com Lee Holleman, e John Francis McCarthy, fruto de seu terceiro casamento, com Jennifer Winkley.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.