A apresentadora Ana Furtado em PortugalPino Gomes/Divulgação

Rio - O que te motiva e faz desejar sair da zona de conforto e mudar? No caso de Ana Furtado, 51 anos, foi a vontade de traçar o caminho profissional com mais autonomia que a fez tomar a decisão de sair da Globo, em 2022, após 26 anos. Com coragem e ânimo, a artista foi atrás de novos sonhos e conquistas.


"Não senti insegurança, porque estava muito certa. Mas é claro que é uma decisão corajosa. Mas acho que cumpri uma linda jornada de 26 anos na Globo e que estava na hora de poder ter mais domínio do meu caminho. E foi uma decisão muito feliz", pontua.

Durante essas mais de duas décadas de casa, ela atuou e foi apresentadora. Estreou em 1996 e logo se destacou no papel da personagem Drica, no seriado juvenil "Caça Talentos", que tinha Angélica como a Fada Bela. Atuou ainda em várias novelas, como "Pecado Capital" (1998), "Vila Madalena" (1999), "Caminho das Índias" (2009), foi repórter do "Vídeo Show" e apresentadora do "É de Casa" (2015/2022).

E desde que deixou a empresa, muitas portas se abriram para Ana. "Conheci novas pessoas e lugares, me tornei Embaixadora Awards, da TNT, me experimentando em um lugar inédito na minha carreira como apresentadora de prêmios. E agora ter o reconhecimento e interesse de uma empresa como a Warner pelo meu projeto de viagens, que passou a ser exibido no canal TLC aos sábados, foi uma comprovação muito bacana de que tomei a decisão certa", avalia.

No início de maio, Furtado estreou no TLC com "Passeio Completo", projeto que apresenta o turismo pelo mundo, criado e produzido por ela, com a primeira temporada em Portugal. "É muito prazeroso. É um projeto meu, que criei, ajudei a produzir, a dirigir. Então é claro que tem um gosto especial. Mas, mais que isso, é uma experiência muito feliz porque faço duas coisas que mais amo: viajar, conhecer pessoas e suas histórias. O 'Passeio' nasceu assim. E a chance de dividir isso com a minha audiência, do jeitinho que idealizei, é muito diferente sim. Porque é muito meu e do meu público", comemora.

Neta de portugueses, a apresentadora não poderia escolher local melhor para iniciar esse novo projeto. O país lhe traz memórias afetivas da família reunida na Tijuca, na Zona Norte, bairro que morou na infância e juventude. "O que mais me encanta em Portugal são as lembranças, as memórias afetivas que eu tenho toda vez que eu visito os lugares, sinto os cheiros… é uma lembrança da minha família aos domingos, na Tijuca, comendo bacalhau e esperando o Vascão jogar", recorda, aos risos.

Ela reforça que a escolha do país como primeiro destino é de turismo e também muito pessoal. "E, claro; terminar em Fátima, foi especial demais, comemorando minha cura (do câncer de mama). Essa primeira temporada tem um encantamento mesmo".

Além de Portugal, "Passeio Completo" já tem mais três temporadas gravadas: Noruega, Espanha e Aruba, a convite do país. "A ideia inicial era termos três destinos e fiquei muito feliz quando o mercado já chegou com uma encomenda para a quarta. Destino Aruba nasceu assim. E pretendo ter outras… teremos. Quem sabe até uma de viagem com o casal? Boninho quer viajar comigo fazendo uma participação especial. Será incrível!", vibra.

'Tive a oportunidade de ter mais tempo com meu marido'

E por falar em Boninho - o "big boss" - como era conhecido no "BBB", que deixou a Globo, em dezembro do ano passado, Ana conta que essa saída aproximou ainda mais o casal e até a filha, Isabella, 18 anos, que acaba de concluir o Ensino Médio e em breve embarca para Nova York, onde fará faculdade.

"Tive a oportunidade de ter mais tempo com meu marido depois de 29 anos juntos… e isso, é claro, é algo muito especial. Pela primeira vez ele e a Bella viajaram juntos em janeiro, por exemplo, já que ele sempre trabalhou nessa época do ano pilotando um reality (BBB). Pela primeira vez, desde que ela nasceu, ele não estava trabalhando no começo do ano. Mas também foi igualmente lindo ver a empolgação dele nesse momento. Viver esse novo momento juntos, é um privilégio mesmo", celebra.
E mesmo não estando mais juntos na mesma empresa, quando estão em casa, o trabalho também é um assunto inevitável entre o casal. "Trocamos, mas não é algo que parece trabalho. É natural para gente assistir TV, filmes, musicais... Sempre tem um lado diferente, porque dividimos nossa opinião profissional. E nos ajudamos; muito. Um sempre apoiando o outro. Mas o momento do casal também é muito presente".
Luta contra câncer e fé

Outro assunto importante que envolve a vida de Ana foi a luta contra um câncer da mana, encarada com muita fé e força publicamente em uma luta que começou em 2018, com o diagnóstico e foi até 2023 quando a doença entrou em remissão e foi considerada curada. A fé, segundo ela, foi fundamental para encarar esse momento delicado.

"[A força] vem da minha fé, da minha família… e, claro, da experiência que tive com o câncer, muda nossa perspectiva de vida. Nem sempre é fácil, mas é um exercício diário, porque a gente precisa lembrar disso o tempo todo, do privilégio que é estar vivo. Pode parecer óbvio, mas se a gente se lembra disso naqueles momentos mais difíceis, essa força que você cita vem", diz.
Aos 51 anos, ela também conta que não enfrentou crises de idade e explica o que mais tem a incomodado nesta fases. "Olha, eu não tive crise alguma. Mas conviver com a menopausa não é moleza. É sintoma novo, é pele que fica diferente, a disposição muda. Então crise não tenho; mas tenho que correr atrás viu?".
Nessa longa trajetória profissional, Furtado avalia que já conquistou vários sonhos. "Mas tenho ainda muitos. Quero gravar mais temporadas do 'Passeio Completo' e desejo apresentar um reality em breve. Quem sabe? A única coisa que falta no meu currículo profissional. Tenho projetos lindos pro ano que vem. Não parar é um dos segredos para viver bem, sempre em busca e guiada pela minha felicidade", conclui.