Monique Alfradique vive um ano intenso de trabalhoRaul Bittencourt/Divulgação
"Adoro a possibilidade que o trabalho artístico me traz de atuar em diferentes segmentos e formatos. Quando apresentei o 'Mestre do Sabor', em 2020, amei a experiência de me ver nesse papel, sendo mais eu, mostrando mais da minha personalidade, e desde então estava em busca de algo que pudesse explorar mais meu lado apresentadora", conta.
Depois de estudar alguns formatos, ela produziu e apresentou o gameshow de namoro "Crush Animal", com a Andrea Batitucci, direção de Carol Durão, além de dividir o palco com Pedro Ottoni. A primeira temporada foi exibida em abril, no Multishow e Globoplay, em cinco episódios.
"Contar histórias e interagir com o público sempre fez parte de mim. Então, explorar esse lado do entretenimento foi algo muito natural, mas, ao mesmo tempo, um desafio completamente novo, principalmente por também estar como co-criadora do projeto. Mas a resposta do público foi incrível e me trouxe ainda mais vontade de continuar a explorar meu lado apresentadora", vibra.
Monique considera a experiência nessa primeira temporada incrível. "Como apresentadora e co-criadora, senti mais liberdade para colocar a minha personalidade no programa, algo que sempre tive vontade de fazer. Sempre gostei de ouvir histórias de amor — adorava assistir a programas de encontros e, entre meus amigos, era conhecida como a 'conselheira amorosa'".
Apesar das máscaras dos bichinhos serem um elemento central do programa, a conexão entre os participantes acontecia de forma genuína. "Mesmo sem ver o rosto um do outro, os flertes surgiam, as afinidades se revelavam, tudo baseado na forma como cada um se expressava, no jeito de falar, no olhar, na energia trocada. Era justamente essa proposta que tornava tudo ainda mais interessante: conhecer o outro além da aparência. E, surpreendentemente, isso criava laços ainda mais autênticos", analisa.
Se participasse da atração, Alfradique conta que se identificaria mais com uma onça-pintada. "Ela é forte, independente, observadora e estrategista, além de ter uma presença marcante e imponente", diz.
Já em seu outro projeto, "Beach Life", com previsão de estrear em 2026 no canal E! Entertainment, a apresentadora e produtora mostra as belezas das praias cariocas e personagens locais. "Elas são parte da minha essência. Cresci em Niterói, com o mar como cenário constante, e essa conexão com a praia é algo que levo comigo até hoje. Em 'Beach Life', tive a oportunidade de explorar e mostrar a diversidade e a beleza das praias cariocas, desde os vendedores de mate até os frequentadores mais assíduos, os chamados 'ratos de praia''", detalha.
Como é cria de Niterói, sua praia preferida também é de lá. "Itacoatiara não é só uma praia — é tipo um cantinho do coração. E toda vez que volto, é como se eu me reencontrasse um pouquinho". Quanto à comida praiana, ela não resiste ao clássico biscoito de polvilho com um mate gelado. "É a combinação perfeita para um dia de sol e mar", acredita.
Estilosa, Monique conta que sempre viu a moda como uma forma de expressão. "É como a gente se comunica com o mundo sem precisar dizer uma palavra. E isso também vale para a praia. Gosto de estar estilosa na areia, mas sem abrir mão do conforto. Acho que dá para unir os dois: um biquíni bonito, saída de praia leve e charmosa. Tudo isso compõe um visual que tem a ver comigo. E tem itens que não abro mão: protetor solar sempre, porque cuidar da pele é essencial".
Óculos de sol são indispensáveis — tanto pela proteção quanto pelo estilo. "E um chapéu ou boné também, principalmente nos dias de sol forte. Então sim, pode ter certeza que mesmo na praia eu dou meu jeitinho de estar protegida e com um toque fashion", complementa.
Atriz está no elenco de 'Êta Mundo Melhor'
Além das experiências recentes como apresentadora, Alfradique está no elenco da novela "Êta Mundo Melhor", que estreia dia 30 na TV Globo. Ela será Tamires, gerente do Taxi Dancing, um ponto de encontro animado e movimentado na história. "2025 está sendo um ano superprodutivo e especial para mim! Estou muito feliz de estar envolvida em projetos tão diferentes e desafiadores. A Tamires é uma mulher ambiciosa, sedutora e muito esperta. Ela tem esse charme envolvente, mas também esconde suas próprias fragilidades e segredos", explica.
A atriz diz que a personagem transita por várias emoções e situações que exigem entrega e jogo de cena. "Estou amando ser dirigida pela maravilhosa Amora Mautner, além de trabalhar novamente com o genial Walcyr Carrasco, está sendo um privilégio".
.
No caso da Tamires, a artista encontra semelhanças com a personagem na autoconfiança e na maneira como ela sabe usar sua presença. "Mas diferente de mim, ela é mais impulsiva e às vezes usa o poder de sedução como escudo. Sou mais pé no chão, mais coração aberto. Está sendo uma jornada linda e muito rica artisticamente. Estou animada com o que vem por aí", comemora.
Para esse papel, ela mudou radicalmente visual e adorou a versão ruiva. "Acho que a transformação externa ajuda muito a encontrar o tom da personagem internamente também. E estou amando essa minha nova versão ruiva! Foi uma mudança pensada especialmente para a Tamires, e eu acho que combinou super com a personalidade dela: intensa, charmosa e um pouco misteriosa. No início deu aquele friozinho na barriga, claro, mudar o cabelo sempre dá, mas depois me olhei no espelho e pensei: 'Uau, essa é a Tamires chegando!'", diz, aos risos.
"É gostoso poder brincar com essas versões de mim mesma através do trabalho. E quem sabe o ruivo não fica um pouco depois da novela, né? Estou curtindo muito!", completa.
Além do visual, cuidar do corpo é uma parte muito importante da a rotina da atriz e apresentadora. "Não abro mão. E esse cuidado é uma rotina que se mantém, treino todos os dias, pratico hot yoga, tenho uma alimentação equilibrada. Esse cuidado comigo mesma vai muito além da estética. Ele impacta diretamente no meu bem-estar, na minha energia, no jeito como eu encaro o dia. É meu jeito de me manter conectada comigo, de me respeitar e me fortalecer por dentro e por fora".
Relação com Xuxa
Monique começou na TV como paquita da Xuxa, em 1999. Na época, ela fez parte da "Nova Geração" de assistentes de palco da Rainha dos Baixinhos e tem boas lembranças deste período. "Ser paquita foi uma das melhores experiências, principalmente porque passei minha adolescência trabalhando em algo que eu me divertia muito. Onde tive a oportunidade de experienciar palco, luz, esse contato com o público mais perto, além das grandes amizades que eu conquistei e que são até hoje muito queridas por mim, principalmente a Xuxa", conclui.







