DJ Anabzzi diz que ama pizzaDivulgação

Rio - Com borda ou sem, quadrada ou redonda, doce ou salgada... O que não faltam são opções para montar e saborear uma pizza. A delícia, inclusive, tem um dia para chamar só de seu: 10 de julho. A boa notícia é que dá para celebrar a data, nesta quarta-feira, de maneira saudável. 
"Pizza pode, sim, ser uma refeição equilibrada, desde que a gente adapte os ingredientes para melhorar seu valor nutricional", avisa a nutricionista Laíta Babio, que revela a frequência 'segura' do consumo do alimento. "Uma vez por semana ou quinzenalmente, principalmente se for caseira ou preparada com ingredientes mais naturais", destaca. 
A escolha da massa é um dos pontos fundamentais. "Optar pelas integrais, sem glúten ou de fermentação natural é uma excelente estratégia. A massa integral tem mais fibras, o que reduz o índice glicêmico. A fermentação natural, como o levain, melhora a digestibilidade e reduz FODMAPs, enquanto a versão sem glúten é indicada apenas para pessoas celíacas ou sensíveis ao glúten", orienta a profissional.
No recheio, as proteínas magras são indicadas."Frango, atum ou ovos, além de vegetais variados como rúcula, tomate, espinafre e abobrinha", lista Laíta.  Os queijos também merecem atenção especial. "Prefira os que tem menor teor de gordura, como ricota, cottage ou mozzarella de búfala em moderação. O excesso de queijos ultraprocessados, como cheddar e requeijões industriais, deve ser evitado", alerta. 
O embutidos, por sua vez, podem ser usados com moderação. "Pepperoni e calabresa, por exemplo, são ricos em sódio e gordura saturada. Se quiser manter a saúde em dia, reduza esses ingredientes e controle o tamanho da porção. Duas fatias de pizza já podem ser suficientes como refeição, principalmente se acompanhadas de salada ou legumes grelhados para aumentar a saciedade".
Em relação às pizzas congeladas ou ultraprocessadas, a nutricionista alerta: "Elas são ricas em gorduras trans, sódio e aditivos como estabilizantes e corantes. Estudos relacionam o consumo frequente desses alimentos ao aumento de risco de doenças cardiovasculares e obesidade", destaca, citando pesquisa de Monteiro et al., publicada no Public Health Nutrition em 2018.
A DJ Anabzzi pretende comemorar o dia pizza. "Eu amo pizza e vou celebrar a data saboreando uma (risos)! Mas como cuido bastante da minha saúde, já sei que no dia seguinte vem treino puxado com a minha personal trainer. Tento manter uma rotina equilibrada todos os dias, mas acho super importante também curtir o que a gente gosta, e depois a gente corre atrás no treino!", afirma.