Antes e depois da artista repercute nas redes sociaisReprodução/internet

Olá, meninas!
Depois de quase dois meses afastada das redes sociais, a cantora Anitta reapareceu com um visual surpreendente. Na última de segunda (30), ela compartilhou uma selfie no Instagram exibindo seu “novo rosto”, o que imediatamente chamou atenção, tanto por elogios quanto por críticas.
Além disso, Anitta optou por limitar os comentários na publicação, o que intensificou ainda mais os debates online.
Mudança no visual gera debate entre seguidores da diva pop brasileira - Reprodução/Instagram
Mudança no visual gera debate entre seguidores da diva pop brasileiraReprodução/Instagram


Embora a assessoria tenha confirmado apenas que a cantora passou por um procedimento estético — sem entrar em detalhes — muitos especialistas deram sua opinião de quais procedimentos estéticos a cantora realizou. Pensando nisso, conversei com a minha querida amiga biomédica, a doutora Gabriela Dawson, para entender um pouco dos possíveis procedimentos realizados pela artista. Confira abaixo:
Doutora, primeiramente foi divulgado que a cantora Anitta realizou apenas procedimentos estéticos que aumentam o tamanho dos lábios e afinam o queixo e as bochechas. Que procedimentos seriam estes, e como eles funcionam em nosso corpo?
Para aumentar preenchimento labial, a gente usa com ácido hialurônico, justamente porque é um produto biocompatível. Existem vários tipos de reticulação de ácido hialurônico, então, consequentemente, vários tipos de tamanhos que a gente pode fazer. A gente pode fazer só para hidratação, ou só para dar um contorno, ou para fazer o contorno, hidratação e volume, quando é uma boca um pouco maior.
O que a gente faz muito para afinar o rosto é aumentar o queixo. A pessoa que tem pouco queixo acaba tendo um rosto mais redondo. Então a gente aumenta o queixo com o ácido hialurônico e a impressão que a gente dá no visagismo, olhando para a face do paciente, é que o rosto está mais alongado, assim como tecnologias, tipo o MPT, que é um ultrassom micro e macro focado que ele tem uma ponteira de gordura, onde a gente consegue diminuir a gordura facial. Tem também as enzimas lipolíticas que são muito eficazes para o rosto.
Antes a gente só tinha para o corpo, elas eram mais agressivas. Hoje já desenvolveram essas enzimas para a região da face onde a gente consegue afinar o rosto, retirando essa gordura. Então principalmente aumentando o queixo e usando tecnologias ou enzimas para diminuir essa gordura facial.
O que é um Deep Plane Facelift e como ele se diferencia dos outros tipos de lifting facial mais tradicionais?
O Deep Plane Facelift é uma cirurgia super invasiva, onde o corte é normalmente feito na linha do cabelo, bem rente onde termina o rosto. Provavelmente no caso da Anitta eles fizeram bem de cima mesmo, porque a gente pode ver uma diferença no formato dos olhos dela, então provavelmente foi pego desde a região temporal.
Então ele é, como o nome próprio diz, uma técnica que reposiciona as estruturas profundas do rosto. Então a gente tem desde a primeira camada lá grudadinha no osso, a gente tem uma face, depois tem músculo, gordura, ligamento, gordura, pele... então tudo isso é reposicionado no Deep Plane Facelift. O rosto é descolado desde o plano mais profundo. Então, como o próprio nome diz: Deep Plane Facelift é uma cirurgia invasiva de lifting da face e que pega desde a região mais profunda da pele.
Quais são os motivos mais comuns que levam pacientes a desistir ou remover preenchimento facial após um tempo?
São aqueles pacientes que vão mudando muito de profissional. Vão num profissional  e coloca um produto, vão no outro e coloca um produto, e assim por diante, porque a gente sabe que o ácido hialurônico nunca sai totalmente do rosto, ele sempre fica um pouquinho.
Então, se por exemplo, eu vou num profissional e faço 15 ml e fico com rosto bonito. Aí daqui a pouco eu conheço um outro profissional nas redes sociais, me encanto por ele e vou lá, o profissional vai querer me vender mais e eu vou botar mais 5 ml. Depois disso, vou em outro profissional e o rosto vai inflando e vai sendo colocado um produto em cima do outro, e o rosto acaba ficando caricato, inflado, inestético.
Então as pessoas acabam retirando tudo, fazendo novamente como é o caso aqui da clínica. Muitos pacientes que atendo tiram tudo para refazer com uma técnica mais refinada, com produtos mais novos no mercado, que são melhores e que não fazem tanto edema, e trabalhar pontos mais estratégicos da face que a gente tem hoje em dia em que o rosto fica muito mais bonito e natural.
Quais cuidados pós-operatórios são necessários para quem realiza uma série de procedimentos estéticos, assim como fez Anitta?
É preciso evitar principalmente a exposição solar, pois pode manchar muito a pele ela, e também dificultar o processo de cicatrização tanto da parte de dentro da pele como a parte de fora; utilizar compressas de gelo, pois são anti-inflamatórias; a higiene também é muito importante: não ficar tocando o rosto com a mão, pois ela é muito contaminada; beber muita água. A ingestão de água precisa ser feita, para as células ficarem bem hidratadas para poderem receber qualquer tipo de regeneração da pele; evitar os exercícios físicos e, principalmente, manter à risca as recomendações que o profissional faz, porque muitas vezes o paciente sai com inúmeras recomendações e não faz nada. Depois volta dizendo: "olha só o que aconteceu comigo, estou com uma manchinha aqui", aí pergunto o que a pessoa fez, e ela diz que foi à praia. Então as recomendações neste caso não foram seguidas à risca.