Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de queda capilarReprodução
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 42 milhões de brasileiros enfrentam algum tipo de queda capilar. E isso pode ter várias causas: desde fatores hormonais e genéticos até emocionais e nutricionais. É aí que entra o papel essencial de uma alimentação equilibrada, especialmente aquela rica em vitaminas do complexo B, que contribuem para manter os cabelos mais fortes e saudáveis.
A Dra. Thaigra Reis, médica da clínica Novofio Perdizes, especializada em tratamentos capilares, explica que a biotina — presente em alimentos como o milho — tem papel fundamental na produção de queratina, aquela proteína poderosa que dá estrutura aos fios. Quando aliada a uma alimentação balanceada e a hábitos saudáveis, ela pode ajudar tanto no crescimento capilar quanto na prevenção da queda.
E não é só o milho que ajuda nesse cuidado com os cabelos durante as celebrações juninas. Tem outros alimentos típicos que também são aliados da beleza capilar:
Bolo de milho: além de ser uma delícia, é cheio de vitaminas do complexo B e fibras, que fortalecem os fios de dentro pra fora.
Pipoca (sem manteiga e com pouco sal): contém polifenóis, que protegem as células e ainda estimulam a circulação no couro cabeludo.
Cuscuz de milho: leve, nutritivo e uma ótima fonte de zinco, essencial para regenerar os tecidos e dar firmeza aos fios.
Amendoim: aquele toque especial da paçoca e do pé de moleque também entrega vitamina E e ácidos graxos, que ajudam na hidratação e no brilho dos cabelos.
Quentão de gengibre (sem álcool): o gengibre tem ação anti-inflamatória e estimula a circulação sanguínea, o que favorece o crescimento capilar.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.