Especialista dá dicas para cuidar do cabelo durante a estação mais fria do anoReprodução/internet
Por mais gostosa que seja a sensação da água bem quente escorrendo pelos fios, esse hábito pode comprometer (e muito!) a saúde capilar, intensificando a queda de cabelo, que tende a aumentar nessa época do ano.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é comum que os casos de eflúvio telógeno, uma queda temporária dos fios, cresçam durante o outono e o inverno. Isso acontece porque o clima seco, somado a mudanças na rotina de cuidados com os cabelos, cria um cenário propício para o enfraquecimento dos fios.
A Dra. Thaiga Reis, da clínica Novofio Perdizes, explicou que a água muito quente pode ressecar o couro cabeludo, levando à descamação e a um efeito rebote: a produção exagerada de oleosidade como forma de defesa. Esse excesso de oleosidade pode, inclusive, agravar quadros de dermatite seborreica, que nada mais é do que aquela inflamação que provoca coceira, caspa e queda capilar.
É normal perder até 100 fios por dia, então não há razão para pânico. Mas se você perceber que a queda está mais intensa, vem acompanhada de dor ou falhas visíveis, vale procurar um profissional. Afinal, a queda de cabelo pode ter várias causas, e só um especialista pode identificar o tratamento certo para cada caso.
Para passar pela temporada mais fria do ano sem sustos com os fios, a Dra. Thaiga deixou algumas recomendações valiosas:
Lave os cabelos com frequência
Fuja da água muito quente
Lave da forma certa
Nada de dormir com os cabelos molhados
Use protetor térmico sempre que for usar fontes de calor
Evite prender os cabelos molhados ou abafar os fios úmidos com bonés e gorros
Com pequenas mudanças na rotina, dá sim para cuidar dos cabelos durante os meses frios sem sofrimento. E mais do que vaidade, esse cuidado é sobre autoestima, saúde e bem-estar. Porque a gente merece se sentir bonita o ano todo, inclusive no inverno!
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.